COLUNAS

min de leitura - #

Tudo pelos voos diretos

Editoria de Política

| Edição de 07 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Tudo pelos voos diretos 
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), fez questão de acompanhar de perto, ontem, a vistoria do Aeroporto Municipal Capital João Busse, por equipe de auditoria da empresa TwoFlex, parceira da Gol Linhas Aéreas, que irá operar voos de Apucarana a Curitiba. A intenção do prefeito é garantir que apucaranenses e demais pessoas de municípios vizinhos possam ir de avião a Curitiba a partir de Apucarana. Conforme laudos técnicos da companhia, o aeródromo de Apucarana é um dos melhores entre os doze que foram vistoriados. "Ficamos satisfeitos com a avaliação da equipe técnica da TwoFlex, que indicou apenas alguns ajustes para o setor de embarque e desembarque de passageiros", comentou Junior. Ele avalia que a oferta de uma linha regular de voos entre Curitiba e Apucarana irá favorecer, sobretudo, a classe empresarial e isso pode ser um diferencial na conquista de novos empreendimentos. 

Candidato Em discurso feito anteontem em Apucarana, na liberação da ordem de serviço para as obras das novas avenidas perimetrais Nova Ukrânia e Cristiano Kussmaul , o secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, enalteceu o trabalho do ex-prefeito Beto Preto. “O Beto está fazendo um trabalho extraordinário na saúde pública do Paraná e isso o credencia a ser deputado federal em breve”, comentou Ortega. 

Avenidas Conforme anunciaram ontem o prefeito Junior da Femac e o secretário de Obras, Herivelto Moreno, as obras da Nova Ukrânia devem ser iniciadas nos próximos dias. Já na Cristiano Kusmaull, os trabalhos devem começar no final do mês, após a remoção dos postes da rede de energia elétrica pela Copel. “Foram dois anos e oito meses de espera, mas agora as duas obras começam a sair do papel”, frisou o prefeito. 

Regionalização O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse nesta semana que irá percorrer todos os municípios do Paraná. “Estamos conhecendo a realidade, dificuldades e demandas de todas as cidades e regiões, para colocar em prática o plano de regionalização de especialidades médicas previsto no plano de governo de Carlos Massa Ratinho Junior”, informa o secretário, que está muito otimista com o encaminhamento deste trabalho. 

Sem grito Pelo terceiro ano consecutivo, o desfile cívico-militar de Apucarana não terá o tradicional Grito dos Excluídos, conforme estava previsto para hoje. Segundo Dirceu Pereira da Silva, coordenador diocesano das Pastorais Sociais, a organização não conseguiu articular em tempo a adesão das pastorais, bem como confecção de faixas e cartazes. Haverá apenas uma panfletagem no evento denunciando as injustiças sociais.

Aprovados Em sessão extraordinária realizada ontem pela manhã, a Câmara de Arapongas aprovou por unanimidade, em segunda votação, dois projetos de lei do Executivo, um que cria novos cargos no quadro efetivo da Prefeitura e aumenta o número de vagas e outro que regulamenta a inclusão desses cargos. Na primeira sessão, o primeiro projeto havia sido aprovado por apenas 6 votos e 8 abstenções e o segundo projeto aprovado por 7 votos e 7 abstenções.

Explicações Na primeira votação desses dois projetos, realizada quinta-feira na Câmara de Arapongas, os vereadores que se abstiveram de votar estavam exigindo do Executivo documentos informando o limite de gastos com a folha salarial e um estudo de impacto financeiro sobre a criação de novos cargos. Ontem, o procurador-geral do Município, Rafael Felipe Cita, foi pessoalmente à Câmara e explicou os projetos, o que foi aceito pelos vereadores.

Pra onde ir? O prefeito de Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves (PDT), se diz contrário ao projeto do senador Oriovisto Guimarães (Podemos) que permite a junção de pequenos municípios com menos de 5 mil habitantes. Rio Bom tem 3,2 mil e poderia se juntar a Marilândia do Sul, que tem 8,8 mil e de onde foi emancipado; ou se unir a Apucarana, que tem 134,9 mil. O dilema é saber para onde ir, se volta a pertencer a Marilândia do Sul ou se junta a Apucarana, caso a população decida pela junção.

Melhor Apucarana Para o prefeito Ene Benedito Gonçalves, se a população de Rio Bom viesse a decidir em plebiscito pela junção do município a algum outro, no caso Marilândia do Sul ou Apucarana, ele preferiria migrar para Apucarana, que é um município maior e mais estruturado. “Se depender de mim, é melhor se encostar em quem tem mais dinheiro”, avalia o prefeito de Rio Bom em tom de brincadeira, sem querer menosprezar Marilândia do Sul.

Vapt Vupt

Hoje tem desfile cívico comemorativo à Independência do Brasil na maioria dos municípios do Vale do Ivaí.    
Em Jandaia do Sul, o desfile da Independência será realizado a partir das 8h30 na Avenida Getúlio Vargas.
Em muitos municípios do País as comemorações alusivas à Pátria já deixaram de existir.      
Escolas já não dão mais valor a atos cívicos na Semana da Pátria, como era costume antigamente.