OPINIÃO

min de leitura - #

Uma Cocap saudável é fundamental para todos

Da Redação

| Edição de 18 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A ampliação do programa de sacolas da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) é uma demonstração de que a empresa está conseguindo se recuperar, após passar por sérios problemas, que inclusive eram um risco para a própria existência da cooperativa. Estrategicamente importante para o município apucaranense, a Cocap funcionando de maneira saudável é fundamental para colocar a cidade em consonância a uma questão cada vez mais discutida: a preservação ambiental.

A Cocap passou por sérios problemas ao longo de vários anos, com problemas nos repasses municipais em gestões anteriores e falta de eficiência no desempenho da sua principal atividade, que é o recolhimento e a destinação correta dos resíduos sólidos que podem ser reciclados. A situação culminou com o afastamento do antigo gestor da cooperativa através de decisão judicial, em 2017.
O novo gestor indicado relatou os problemas da cooperativa, que iam desde déficits financeiros e atrasos de salário até a dificuldade dos cooperados em compreender o conceito de cooperativa. Por isso, foi necessário um trabalho de base, não apenas nas contas, mas também nas cabeças de quem participa da empresa.
Um dos principais desafios da Cocap sempre foi aumentar o volume de recicláveis coletados e também a qualidade deste material. Por isso, em meados do ano passado, foi lançado um programa que utiliza sacolas retornáveis, confeccionadas pelos próprios cooperados, para a coleta. A Vila São Carlos foi o bairro escolhido para servir de teste. O projeto deu tão certo que mais 1 mil novas sacolas serão confeccionadas para serem distribuídas, desta vez, no Núcleo Habitacional Afonso Camargo.
É fundamental reduzir o impacto dos resíduos produzidos pelo homem e Apucarana está entendendo isso. Não há mais espaço para desperdício. Não comportamos mais a busca incessante por novos espaços para depositar o lixo produzido por uma população que cresce a cada dia. Por isso, reutilizar materiais através da reciclagem é uma saída que precisa ser adotada com seriedade e urgência. Neste sentido, ver a Cocap se reerguendo é um sopro de alívio, seja para os cooperados que dependem da empresa para terem suas rendas, seja para o próprio meio ambiente.