CIDADES

min de leitura - #

Vacina chega e imunização tem início hoje

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As regionais de saúde de Apucarana e Ivaiporã receberam ontem as primeiras 6,8 mil doses da vacina contra a Covid-19 Coronavac. O número de doses enviado foi um pouco maior que a projeção divulgada anteriormente pela Secretaria de Esdado da Saúde (Sesa) e garante o início da vacinação hoje.

Em Apucarana, a carga chegou às 14h40, no aeroporto Capitão João Busse, em um avião enviado pela Sesa e foi distribuída com apoio da Polícia Militar para os 17 municípios de abrangência da 16ª Regional de Saúde. Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Saúde de diversos municípios do Vale do Ivaí e região estiveram presentes, acompanhando a chegada do imunizante. No total, foram entregues 4.100 doses. 
O secretário de Saúde do Paraná Beto Preto acompanhou a entrega das doses e falou sobre a importância deste momento. “É uma emoção que toma o coração da gente, quando a gente chega com as caixas (de vacinas), significa esperança, esperança para quem está na linha de frente da saúde, que pode se contaminar, então é importante que eles possam ter acesso. Começamos com os profissionais de saúde, depois vacinaremos idosos, os grupos de risco, vamos vacinar todo mundo. O compromisso do nosso governador Ratinho Junior é, até o final de maio, vacinar mais de 4 milhões de pessoas e até o final do ano, vacinar 8 milhões de paranaenses, aqueles que estão acima de 18 anos”, declarou Beto Preto.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, definiu a chegada da vacina como um “um momento histórico e de esperança”. “Vamos vacinar com essa primeira remessa os idosos (60 anos ou mais) que vivem em instituições de longa permanência e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Até sexta-feira queremos ter vacinado todo o público-alvo dessa primeira etapa”, planeja Junior da Femac.
 IVAIPORÃ
Na região de Ivaiporã, as primeiras 2.760 doses chegaram por volta das 16 horas na 22ª RS. A previsão inicial era que a vacina chegasse às 10 horas no aeroporto de Manoel Ribas, no entanto, por conta da mau tempo, as vacinas acabaram sendo enviadas para o aeroporto de Londrina. 
“O Paraná é um estado que está à frente. Recebeu as doses ontem (anteontem) a noite e mesmo assim, já fez a logística para entregar para todos os 399 municípios hoje (ontem), já sendo possível o início da vacinação na nossa regional de saúde”, afirma a chefe da 22 RS, Eleane Roter.