POLÍTICA

min de leitura - #

Vereador Bertoli retorna à Câmara

Da Redação

| Edição de 11 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem participou da reunião das comissões permanentes da Câmara de Apucarana, ontem, foi o vereador Mauro Bertoli (DEM), que testou positivo para a Covid-19 no dia 31 de maio e desde então encontrava-se em isolamento social. Bertoli participou (foto) da discussão e análise dos projetos ao lado da vereadora Professora Jossuela (PROS), dos servidores Alisson Pellizer e José Marcelo da Silva, responsáveis pelas comissões, e dos procuradores jurídicos, Danylo Acioli e Petrônio Cardoso. O vereador Moisés Tavares (Cidadania), que também testou positivo, segue em isolamento domiciliar e em tratamento médico. Ainda não é certa sua volta à Câmara.

Vital “conselheiro” 
O advogado e vice-prefeito de Apucarana, Paulo Sérgio Vital (PROS), tem sido um autêntico conselheiro de todas as horas do prefeito Junior da Femac (PSD). A sala de Vital está estrategicamente ligada ao gabinete do prefeito e, além de participar das principais reuniões e audiências, o vice-prefeito é frequentemente chamado a opinar sobre temas relevantes para a gestão. Comparado a gestões passadas, quando o relacionamento de prefeito e vice em Apucarana era quase sempre instável e, às vezes, até de rompimento, hoje o cenário é de harmonia e entrosamento. Em comum, os dois têm como líder político o ex-prefeito e secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e são torcedores do Palmeiras, na alegria e na tristeza.

Rio Bom quer rodovia asfaltada
O prefeito de Rio Bom, Moisés José de Andrade (PSD), voltou a afirmar ontem que uma das suas metas neste mandato é a pavimentação asfáltica do trecho de aproximadamente cinco quilômetros que vai da cidade até a ponte do Rio Bom. Ele diz que está correndo atrás de recursos junto aos governos federal e estadual e não descarta a possibilidade de realizar o serviço também com recursos próprios do município. Segundo ele, de um jeito ou de outro este asfalto será executado durante seu mandato, conforme compromisso de campanha eleitoral. Ele assinala que a ligação asfáltica entre Rio Bom e Apucarana tem uma importância econômica e social para os dois municípios e, por isso mesmo, não pode ficar do jeito que está.
Hospital está pronto
Respondendo questionamentos feitos pelas redes sociais sobre o não funcionamento do Hospital Municipal, o prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, o Gallo, explica que há dois anos a unidade está em obras de reforma e ampliação. Mesmo assim, a população está sendo atendida na saúde pública por um eficiente e atencioso corpo clínico composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde. O novo prédio que já está pronto, está passando por um processo de licitação de comodato. O objetivo é terceirizar os serviços de forma que o atendimento inclusive possa ser regional. “Só peço um pouquinho mais de paciência, porque vocês vão ver que este hospital será modelo no Vale do Ivaí”, diz Gallo.

Plantio de maconha
Projeto de Lei que regulamenta o plantio de maconha no Brasil para fins medicinais e a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta, foi aprovado nesta semana na comissão especial da Câmara dos Deputados que analisou o tema. Houve 17 votos favoráveis e 17 contrários à proposta, aprovada com o voto do relator, Luciano Ducci (PSB-PR), que desempatou o placar. Como a matéria tem caráter conclusivo, ela seguirá direto para o Senado. Segundo Luciano Ducci, o projeto apenas regulamenta a legislação vigente e vai ajudar as famílias de pacientes que não responderam bem a outras terapias ou tiveram efeitos colaterais com medicamentos disponíveis no mercado.

PAUTA A Câmara de Vereadores de Apucarana fechou no início da noite de ontem a pauta de votação da sessão ordinária da próxima segunda-feira. A ordem do dia continua com poucas matérias para serem votadas em plenário.
CUIDADOS O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda (PSD), diz que tem adotado medidas necessárias para o combate à Covid. Mas ele assinala que não adianta decreto municipal se as pessoas não tomarem os devidos cuidados.
MORTES A verdade é que a pandemia da Covid continua fazendo vítimas em toda a região, no Paraná e no País. E o que se vê são aglomerações por todo lado, sem as pessoas manterem o devido distanciamento sugerido pela saúde pública.
NA REGIÃO O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo na Assembleia, percorreu alguns municípios do Vale ontem, entre os quais Novo Itacolomi, Cruzmaltina, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Ivaiporã.