OPINIÃO

min de leitura - #

​Vigilância eletrônica faz a diferença na segurança

Da Redação

| Edição de 06 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A instalação de câmeras de monitoramento em municípios da região pelas prefeituras e também pelo Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) representou um grande passo para aumentar a segurança da população. O sistema permite a identificação de bandidos e também ajuda na prevenção de crimes, com a possibilidade de deslocamento mais rápido das equipes policiais nos casos de suspeitas de crimes.

No entanto, muitas câmeras estão fora de operação por falta de manutenção. É um problema recorrente em várias cidades e que precisa ser solucionado para manter a eficácia desse serviço.
Em Arapongas, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) está recuperando 20 câmeras do sistema de videomonitoramento do município. O equipamento, de sistema digital, está sendo restaurado e reinstalado.
Com a reinstalação das câmeras, Arapongas vai totalizar 30 pontos de monitoramento instalados em regiões estratégicas do município. A prefeitura tem, ainda, 40 equipamentos em funcionamento em prédios públicos, como escolas, postos de saúde e departamentos.
A recuperação das câmeras é essencial para o bom funcionamento do sistema. A central de monitoramento funciona na Guarda Municipal e a falta de manutenção desses equipamentos traz evidentes prejuízos ao trabalho.
Arapongas, em parceria com o Cismel, também está implantando um sistema batizado de “muralha virtual”. São câmeras que fazem a leitura das placas de veículos e têm condições de identificar veículos suspeitos ou furtados ingressando em determinado perímetro. Seis equipamentos foram instalados em fase de testes. É preciso usar a tecnologia em favor da coletividade.
Melhorar a segurança da população é um dos grandes desafios do poder público. O cidadão quer maior proteção das autoridades. Apesar de ser um dever do Estado, as prefeituras também precisam fazer a sua parte nesse sentido. Arapongas mantém uma grande estrutura de apoio com a Guarda Municipal, que presta um trabalho fundamental no apoio às polícias Civil e Militar. O sistema de videomonitoramento também é um ponto a ser destacado nessa tarefa conjunta de melhorar a segurança pública.