OPINIÃO

min de leitura - #

Desenvolvimento do turismo precisa de ações conjuntas

Da redação

| Edição de 08 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No próximo dia 20, ciclistas de vários municípios da região participam de um circuito de 44 km que liga Rosário do Ivaí e Faxinal. O trajeto percorre estradas rurais e faz parte de uma rota bem mais ampla em envolve 5 municípios e foi desenvolvida pela Paraná Projetos para fomentar o turismo de aventura na região.

A rota do Vale da Aventura tem 255 km em trajetos que interligam Borrazópolis, Faxinal, Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Mauá da Serra. O objetivo da demarcação do circuito, atividade que foi finalizada no ano passado, é dar visibilidade para as paisagens locais, ao mesmo tempo em que se fomenta o turismo rural, uma vez que as rotas passam por pequenas propriedades que podem ser integradas ao circuito atuando no fornecimento de alimentação aos turistas ou na venda de produtos típicos.
Um segundo objetivo a ser alcançado é a implantação de um projeto de desenvolvimento integrado do setor, unindo os municípios em ações e atividades conjuntas, de modo a ampliar a oferta de serviços e expandindo roteiros. O desafio ciclístico do próximo dia 20, por exemplo, é uma promoção conjunta das secretarias de Turismo dos dois municípios.
A implantação de uma rota turística de esportes radicais é o primeiro projeto já viabilizado dentro do programa de desenvolvimento sustentável do Vale do Ivaí, que foi traçado pela agência de desenvolvimento do governo do estado a pedido da Associação de Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e que coloca do turismo como uma das atividades mais viáveis de geração de renda para o perfil regional, majoritariamente formado por pequenos municípios.
Não à toa, a segunda vocação apontada para exploração é a fruticultura, uma atividade que complementa o turismo rural e que é particularmente indicada para geração de renda em pequenas propriedades rurais.
Com os potenciais identificados, o passo agora é exatamente iniciar ações para explorar essas áreas dentro de um contexto regional, onde todos crescem e todos são beneficiados. Neste sentido, é de se esperar que esse evento organizado em parceria seja o primeiro de vários na região.