OPINIÃO

min de leitura - #

Justiça eleitoral alerta para mudança em seções de votação

Renan Vallim

| Edição de 15 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a extinção da 179ª Zona Eleitoral (ZE) de Apucarana, milhares de pessoas tiveram o número de seção alterados para o pleito deste ano (ver quadro abaixo). Por conta disso, a Justiça Eleitoral orienta os eleitores para que fiquem atentos à mudança, evitando problemas no dia da eleição, marcada para 7 de outubro.

Andréa Silva Milanin, analista judiciário do Fórum Eleitoral de Apucarana, explica que, com o fim da 179ª Zona Eleitoral, todos os locais de votação foram transferidos para a 28ª Zona Eleitoral. Os locais continuarão os mesmos, mas houve mudança no número da zona e seção eleitoral. “No dia das eleições, haverá identificação nas salas com os números antigos e atuais das seções. Os eleitores também serão orientados pelos secretários de prédio de cada local de votação”.

Imagem ilustrativa da imagem Justiça eleitoral alerta para mudança em seções de votação


Mesmo com as orientações nos locais de votação, ela pede para que os eleitores fiquem atentos e se programem com antecedência, através de ferramentas e alternativas fornecidas pela própria Justiça Eleitoral. “Pedimos aos eleitores que baixem o aplicativo ‘e-titulo’. Com o aplicativo, não será necessário apresentar o título e o documento de identidade e os dados do eleitor estarão atualizados, com os novos números de seção. Em última opção, sugerimos que os eleitores da extinta 179ª ZE compareçam ao Fórum Eleitoral até 10 dias antes das eleições e solicitem a segunda via do seu título, que os dados estarão atualizados também”.
A transferência dos locais de votação e dos números das seções em questão foi formalizada em janeiro deste ano, através de portaria assinada pela juíza eleitoral da comarca, Carolline de Castro Carrijo. A medida serviu para reorganizar os espaços de votação do município, em face à extinção da 179ª ZE, estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) por intermédio da Resolução nº 777/2017. Além de Apucarana, a medida afetou ainda eleitores de Cambira e de Novo Itacolomi.
ELEITORES
Para os eleitores que já eram da 28ª Zona Eleitoral, não houve mudança no número das seções. Ao todo, a comarca apucaranense tem 99.633 eleitores aptos a votar nestas eleições, de acordo com a Justiça Eleitoral. A maior parte fica em Apucarana, que tem um colégio eleitoral de 91.302 pessoas. Cambira tem 5.742 eleitores e Novo Itacolomi, 2.589.
A Justiça Eleitoral informa ainda que já foram iniciadas as convocações dos mesários para as eleições de 2018. Neste ano, houve uma mudança na dinâmica da convocação. As cartas de convocação já foram enviadas para os endereços dos mesários, mas eles terão que comparecer ao Fórum Eleitoral até o dia 17 de agosto para formalizar o chamamento.