OPINIÃO

min de leitura - #

Licitação do transporte representa importante avanço

Da Redação

| Edição de 24 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apesar das muitas falhas, as grandes cidades brasileiras, em maior ou menor grau, já entenderam a importância da infraestrutura de transporte em suas ruas e avenidas. A modernização do trânsito dentro das áreas urbanas tem recebido especial atenção nos últimos anos, com apostas tecnológicas trazendo soluções eficientes. Basta ver a profusão de aplicativos de transporte desenvolvidos por startups, que disponibilizam desde carros compartilhados até patinetes elétricos. Apucarana demanda ainda diversas melhorias e alternativas, mas um importante passo pode ser dado a partir de agora, através da licitação do transporte coletivo.

Por mais que a única empresa que se mostrou interessada e apresentou proposta foi a mesma que já oferta o serviço há décadas, é possível vislumbrar um avanço. O fato da mesma empresa ter grandes chances de se manter no transporte coletivo apucaranense pode passar a falsa impressão de que deverá continuar tudo como está. No entanto, diferentemente do período em que a empresa atuou em regime de permissão, a licitação obriga diversas melhorias no serviço.
Com a permissão, a prefeitura tinha pouca margem para exigir grandes mudanças na forma de atuação. Como o Ministério Público já afirmou, o contrato firmado desde a década de 1970 entre empresa e município é precário. Já a licitação lista várias contrapartidas que precisam ser dadas pela empresa 
O edital prevê, por exemplo, frota com sinal de internet sem fio, instalação gradativa de pelo menos 700 pontos de ônibus com cobertura e bilhetagem eletrônica com conexões, permitindo que o passageiro possa utilizar quantos ônibus necessitar, dentro de um espaço de tempo definido, pagando apenas uma passagem. A empresa será responsável ainda pela manutenção do terminal urbano de passageiros. Estas melhorias vão dar mais conforto para as cerca de 20 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo de Apucarana todos os dias.
Cabe ao município e principalmente aos próprios cidadãos cobrar para que estas melhorias sejam implantadas o mais rápido possível. Com um transporte coletivo moderno e eficiente, Apucarana só tem a ganhar, se aproximando das principais cidades do país em termos de mobilidade urbana compartilhada. Após décadas de espera, o serviço poderá ser, finalmente, oferecido com a qualidade e modernidade necessárias.