OPINIÃO

min de leitura - #

Pedestres precisam adotar comportamento mais seguro

Da Redação

| Edição de 20 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os pedestres são o elo mais frágil no trânsito, o que exige uma mudança de comportamento dos motoristas e também das pessoas que andam a pé para reduzir os acidentes e mortes. Em Apucarana, o números de óbitos preocupa. Desde janeiro, sete pedestres morreram em atropelamentos. É grande também o número de feridos. Apenas nos últimos 20 dias, foram cinco atropelamentos registrados na área urbana da cidade. É preciso refletir sobre o assunto e procurar maneiras de reduzir esses casos. 

Atravessar fora da faixa de pedestre é apontado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) como uma das principais causas deste tipo de acidente. Portanto, atravessar a rua na faixa é um dever dos pedestres, pois quando as pessoas desrespeitam essa regra ficam mais vulneráveis. Além disso, o uso do celular virou um vilão para quem anda a pé. O número de atropelamentos provocados pela distração de pedestres mandando mensagens ou conversando por aplicativos aumentou muito nos últimos anos. 
Além de deixar o pedestre mais vulnerável, atravessar fora da faixa é uma infração de trânsito, e quem a comete está sujeito a multa. O artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que é proibido ao pedestre desobedecer a sinalização de trânsito específica. 
Por outro lado, os motoristas também precisam respeitar as regras. Muitos ignoram a faixa de pedestre. Em Apucarana, isso é muito frequente. Apenas as faixas em frente ao Cine Teatro Fênix e às Lojas Pernambucanas, na área central, são respeitadas pela maioria dos condutores, que param para as pessoas atravessarem. 
Outro problema é o excesso de velocidade nas vias urbanas, o que acaba aumentando os riscos de atropelamentos, principalmente de pessoas com mais idade, que têm reflexos mais lentos no trânsito. 
Ou seja, reduzir o número de atropelamentos exige uma mudança de postura de todos. Há, costumeiramente, uma troca de acusações entre motoristas e pedestres. Um culpa o outro pelos riscos. No entanto, a segurança depende de uma mudança de postura de ambos os lados. 
Em Apucarana, a Prefeitura anunciou obras bem-vindas para melhorar a segurança dos pedestres. Faixas elevadas serão construídas na área central, com objetivo de facilitar a travessia das pessoas. 
A redução de acidentes no trânsito, de modo geral, passa pela mudança de postura. É preciso mais respeito ao próximo e a consciência de que todos são iguais no trânsito. A vida não pode ser colocada em risco por falta de educação.