OPINIÃO

min de leitura - #

População precisa consumir água de forma mais consciente

Da Redação

| Edição de 20 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aumento de 30% no consumo de água em Apucarana no último final de semana serve de alerta para a população. É preciso economizar e evitar o desperdício. Infelizmente, muitas pessoas não utilizam a água de forma racional. Com isso, o risco de desabastecimento aumenta, diante do excesso de demanda e da falta de conscientização dos moradores.

O calor dos últimos dias gera, automaticamente, o aumento do consumo de água. É nessas horas que é preciso tomar algumas atitudes simples para evitar que vários bairros fiquem sem abastecimento, em virtude da redução da pressão ou das dificuldades de levar água para toda cidade diante de tanta demanda.
No final de semana passado, várias regiões de Apucarana ficaram sem água. A Sanepar nega dificuldades na produção de água na estação de captação, que está no seu nível normal, mas afirma que houve queda na pressão no sistema, já que o uso estava acima da média.
Por conta do calor que está batendo recorde neste mês, com temperaturas chegando a 35 graus, a Sanepar, inclusive, cancelou uma programação de serviços de obras de interligação previstas para iniciar nesta semana e que implicariam no corte programado de abastecimento em vários bairros na zona norte da cidade.
Felizmente, a Sanepar garante que não há riscos de desabastecimento ou racionamento de água. No entanto, a companhia de saneamento paranaense alerta para a necessidade de adotar uma postura mais consciente. É possível reduzir o consumo com medidas simples. Lavar a calçada diariamente, por exemplo, é um erro muito comum e que deve ser evitado. Além disso, é possível cortar o consumo com banhos menos demorados, fechando a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba, entre outras medidas, que, na verdade, já deveriam fazer parte da rotina das pessoas.
Nos dias de muito calor é preciso consumir água de forma consciente, caso contrário, toda a população pode sofrer as consequências. É claro que a Sanepar também precisa corrigir alguns problemas. É verdade que muitos bairros de Apucarana são mais suscetíveis à falta de água quando o calor aumenta e a demanda dispara. É o caso do Jardim Eldorado, que sempre sofre com o desabastecimento nessas circunstâncias, além de outros bairros mais “altos” de Apucarana.
No entanto, o principal caminho a seguir é economizar. O consumo consciente de água precisa fazer parte da rotina da população. É uma questão de cidadania e de respeito à coletividade, acima de tudo.