OPINIÃO

min de leitura - #

Prefeito de Kaloré, Washington assume presidência da Amuvi

EDITORIA DE POLÍTICA APUCARANA

| Edição de 21 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), assumiu ontem a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Ele entra no lugar de Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), prefeito de Faxinal, e já coloca o enfrentamento ao coronavírus como o primeiro grande desafio dos municípios.

Segundo o novo presidente da associação, o foco do seu mandato é voltado para o desenvolvimento de todos os 26 municípios em conjunto. No entanto, a crise do coronavírus exige da entidade atenção imediata. “Todos os prefeitos são líderes em cada cidade. O Vale do Ivaí tem grande respeito, com grandes municípios, e que temos que continuar desenvolvendo. O pensamento precisa ser de desenvolvimento regional. No entanto, agora o pensamento imediato precisa ser o de salvar vidas”, ponderou.
A própria cerimônia de posse teve que ser alterada. Pensada para ser realizada no município-sede do novo presidente, ela teve que ser feita na sede da Amuvi, em Apucarana, sem a presença do público. Apenas alguns jornalistas puderam acompanhar a posse. “Queria fazer em Kaloré esta cerimônia de posse, mas com o problema do coronavírus, não foi possível. De qualquer forma, assumo a presidência da Amuvi com muito orgulho e muita humildade, para trabalhar em prol de todos os municípios da região”, ressaltou Washington.
Os prefeitos aproveitaram a reunião para discutirem outros temas de relevância para a região. Um deles foi o avanço de outra doença: a dengue. “O coronavírus tem sido muito falado, mas não podemos nos esquecer da dengue, que é tão preocupante quanto este novo vírus. Tem municípios da região da Amuvi com epidemia. Além disso, o clima frio está chegando, então temos que ter todo o cuidado possível”, disse o novo presidente. Para discutir tanto o coronavírus quanto a dengue, a reunião da Amuvi teve a presença do chefe da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, Altimar Carletto.
O agora ex-presidente Gallo também apresentou um balanço final de sua gestão, iniciada em 2018. O prefeito de Faxinal entrega a Amuvi com pouco mais de R$ 125,8 mil em caixa. A Amuvi, durante sua gestão, registrou R$ 339,5 mil de aumento de capital social.