OPINIÃO

min de leitura - #

Terra Forte cria uma cadeia de incentivos e benefícios

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2020 | Atualizado em 19 de março de 2020

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Idealizado em 2014, o programa Terra Forte é uma iniciativa que a cada ano que passa ganha maior destaque no cenário estadual por agregar em uma mesma ação benefícios em setores transversais. Baseado no fortalecimento da agricultura familiar, o programa aposta na diversificação incentivando a exploração de potenciais locais,  a fruticultura e horticultura.

O programa foi iniciado com seleção de produtores que receberam gratuitamente insumos, assistência técnica e mudas de uma série de frutíferas adaptáveis ao clima local. A partir da primeira safra, os participantes do programa - hoje com quase 300 agricultores cadastrados - devolveram o subsídio municipal em frutas, verduras e legumes.
As entregas são semanais e levam produtos como maracujá, banana, goiaba, uva, morango, caqui, chuchu, abacate, limão, milho e uma grande variedade de verduras para reforçar a merenda escolar das escolas e creches da rede municipal de educação. Os alimentos também atendem entidades filantrópicas como a Casa de Misericórdia “Resgate de Deus”, Lar São Vicente de Paulo, Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e Hospital da Providência.
Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Agricultura, de julho de 2016 até meados deste mês, mais de 160 toneladas de frutas e legumes já foram sido entregues pelos produtores como forma de contrapartida pelo apoio municipal. 
A oferta de alimento fresco, produzido localmente, é um enorme passo na garantia de segurança alimentar. A introdução de frutas e verduras na merenda escolar, por exemplo, é o primeiro passo de um processo de educação alimentar muito valorizado em uma sociedade de excessos alimentares. Para as entidades, sempre tão necessitadas de apoio, a distribuição de alimentos é uma enorme diferença em orçamentos apertados.
De outro lado, o programa garante a fixação das famílias no campo, incentiva a agroindústria para aproveitamento dos produtos além de criar um cinturão produtivo que beneficia toda a população da cidade, através da maior oferta de produtos locais. Enfim, é uma cadeia de benefícios que parte do campo e se expande para cidade.