POLÍTICA

min de leitura - #

Baixa procura pela biometria preocupa Arapongas e Sabáudia

Edison Costa

| Edição de 21 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O Fórum Eleitoral da Comarca de Arapongas recebeu ontem pela manhã a visita do corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Taro Oyama. Ele esteve na cidade para fazer um levantamento dos relatórios de comparecimento no processo de recadastramento biométrico de eleitores de Arapongas e Sabáudia.
Oyama fez uma reunião com os juízes eleitorais Renata Maria Fernandes Sassi Fantin, da 61ª Zona Eleitoral, e Amarildo Clementino Soares, da 180ª Zona Eleitoral, com a chefe do cartório local, Mariângela de Souza Melo, e a chefe regional do TRE, Daniela Borges de Carvalho, outros funcionários do fórum e com os prefeitos Sérgio Onofre da Silva (PSC), de Arapongas, e Edson Hugo Manueira (PSD), de Sabáudia. 

Imagem ilustrativa da imagem Baixa procura pela biometria preocupa Arapongas e Sabáudia


O encontro foi para discutir o baixo comparecimento de eleitores de ambos os municípios para fazer a revisão biométrica, que teve início no dia 12 de junho e vai até o dia 17 de novembro. A procura tem sido abaixo das expectativas iniciais.
Conforme os números do Cartório Eleitoral, até agora 13% dos 82.413 eleitores de Arapongas compareceram para fazer o recadastramento, ou seja, 10.713 Dos 5.753 eleitores de Sabáudia compareceram apenas 172, representando 3%. A média de comparecimento tem sido de 500 e até menos por dia, quando a meta seria de 800 eleitores por dia para atingir os 100% dos eleitores atendidos até final dos trabalhos, em novembro.
Se não houver um aumento nos próximos dias ou meses, ambos os municípios correm o risco de perder muitos eleitores para as eleições de 2018, já que a não revisão biométrica implica no cancelamento automático do título eleitoral.
Esta baixa procura está obrigando a Justiça Eleitoral a buscar os meios necessários para aumentar este fluxo de comparecimento, visando manter o cronograma em dia.
O desembargador Luiz Taro Oyama lembrou da importância do recadastramento biométrico, que está sendo realizado, conforme afirma, para dar mais segurança ao eleitor no momento da votação. Ele pediu o apoio das prefeituras de Arapongas e Sabáudia, no sentido de uma maior divulgação e da possibilidade da criação de postos de agendamento online em locais com maior fluxo de pessoas.
“Até agora o comparecimento tem sido aquém das expectativas e pedimos aos eleitores de Arapongas e Sabáudia que façam sua revisão biométrica e não deixem para última hora”, alertou o desembargador.
O prefeito Sérgio Onofre encampou as reivindicações do TRE e disse que nas próximas semanas os prédios públicos com maior fluxo de pessoas terão um ponto de agendamento online, agilizando desta forma o processo da biometria.
“Vamos providenciar um servidor em cada um destes locais. Após passarem por treinamento, eles começarão a fazer o agendamento, pois é muito importante atualizarmos o número de eleitores com biometria. Além de modernizar o sistema de votação, a quantidade atualizada de eleitores também garante amplo acesso do município aos programas e recursos federais e estaduais”, afirmou Onofre.
Do lado de Sabáudia, o prefeito Hugo Manueira também se comprometeu a adotar outras medidas de incentivo aos eleitores do município para que possam fazer a biometria.

Não recadastramento cancela título eleitoral
A chefe do Cartório Eleitoral de Arapongas, Mariângela de Souza Melo, ressalta que o recadastramento é obrigatório e quem não regularizar seu título eleitoral sofrerá sanções, que vão desde cancelamento do documento, até a perda de benefícios. 
Ela lembra também que o recadastramento vai prosseguir até o dia 17 de novembro no prédio do Fórum Eleitoral de Arapongas, sito à Rua Tico-Tico, número 1001, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
“É só comparecer com um documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral, que o recadastramento será feito na hora, evitando assim as filas e outros transtornos”, disse Mariângela.
Ela acrescenta que o eleitor também pode agendar o horário de atendimento pela internet, através do endereço eletrônico www.tre-pr.jus.br. (E.C.)