POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto ignora candidatura e foca o desenvolvimento regional

Edison Costa

| Edição de 08 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), afirmou à reportagem da Tribuna, nesta semana, que não está preocupado no momento sobre uma possível candidatura sua a deputado federal, a senador ou a outro cargo eletivo, como se especula pela imprensa em nível local e estadual. Segundo ele, qualquer candidatura a cargo eletivo nas eleições de 2018 é um assunto que será discutido pelo seu grupo político, com a comunidade apucaranense, com líderes partidários e também com outros deputados na época oportuna.
Ele admite que tem recebido propostas para sair candidato a cargo eletivo por parte de lideranças políticas e comunitárias, tanto de Apucarana como da região e também em nível de Estado. No entanto, seu foco maior politicamente é ajudar na pré-candidatura de Ratinho Júnior ao governo do Paraná em 2018.

Imagem ilustrativa da imagem Beto Preto ignora candidatura e foca o desenvolvimento regional


“Por enquanto, meu compromisso é com o povo de Apucarana, que me elegeu com uma votação histórica nas eleições de 2016, com 86,11% dos votos válidos”, afirma Beto Preto. “Com humildade, discrição e respeito ao eleitor que me colocou no cargo de prefeito, quero continuar trabalhando para fazer as coisas acontecerem, fazer as mudanças e transformações que iniciamos em 2013”, assinala.
Beto Preto observa ainda que tem um compromisso com toda a região na condição de presidente da Amuvi. Ele observa que o Vale do Ivaí é uma região de grande potencial econômico, muito boa para se viver, porém com uma população ainda muito pobre. “Mas a população do Vale do Ivaí não é pobre porque quer ser pobre, ela quer oportunidade de gerar renda, ter um emprego melhor. Isso tudo nós podemos fazer no cargo de prefeito, criando condições e, principalmente, se nós prefeitos pudermos estar juntos. Separados fomos fracos, mas juntos temos mais forças para lutarmos pelo desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso Vale do Ivaí”, assinala.
Com esta proposta, o presidente da Amuvi assinala que está negociando junto à Secretaria de Estado do Planejamento a elaboração de um projeto de desenvolvimento regional que contemple as potencialidades econômicas do Vale do Ivaí, suas demandas e características sociais. “Queremos um projeto que tenha um olhar especifico sobre o Vale do Ivaí”, acrescenta.
Conforme o prefeito, o projeto em negociação junto à Secretaria de Estado do Planejamento vai elencar as potencialidades da região para que ela tenha o que ofertar para os investidores, visando a ocupação de mão de obra e geração de renda.
Beto Preto cita, por exemplo, municípios que têm como principal alternativa de emprego o corte de cana. “A mecanização está aumentando e com isso vão saindo de cena os cortadores de cana. Nós temos que pensar em outras alternativas de trabalho e geração de renda para essa gente”, destaca.
Além da sua preocupação em buscar o desenvolvimento econômico e social do Vale do Ivaí, o presidente da Amuvi acrescenta que a associação tem procurado capacitar tecnicamente os gestores públicos para que os municípios possam aumentar sua arrecadação e também saibam onde e como buscar recursos nas esferas estadual e federal.

Ações capacitam as prefeituras
Beto Preto cita entre essas ações já realizadas pela Amuvi em favor dos municípios da região a negociação junto ao Ministério Público do Paraná sobre a questão do Portal da Transparência; orientação sobre como elaborar e encaminhar o projeto de mudanças no Código Tributário Municipal visando o recebimento do ISS sobre cartões de crédito, operações bancárias e planos de saúde; sobre a renegociação das dívidas previdenciárias; orientação sobre a cobrança da taxa de coleta de lixo no talão da água; e capacitação técnica de servidores municipais sobre manuseio do Siconv (Portal de Convênios do Governo Federal).
“Neste momento de travessia de dificuldades financeiras por que passam os municípios, temos que buscar meios de fortalecer as prefeituras. De nossa parte, como prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, o que queremos é trabalhar, trabalhar e trabalhar”, destaca. (E.C)