POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara de Apucarana aprova as contas de 2019 de Junior da Femac e Beto Preto

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou ontem à tarde, em sessão ordinária específica, a prestação de contas do exercício financeiro de 2019 do Executivo, de responsabilidade do ex-prefeito Beto Preto (PSD) e do prefeito que o sucedeu no comando do município naquele ano, o então vice-prefeito Junior da Femac (PSD). O Legislativo seguiu parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que recomendou a aprovação das contas sem nenhuma ressalva. A Corte acompanhou o parecer prévio do relator, conselheiro José Durval Mattos do Amaral. 

Beto Preto, que foi reeleito prefeito em 2016, entregou o cargo ao vice-prefeito Junior da Femac em 22 de fevereiro de 2019 para assumir o cargo de secretário estadual da Saúde, a convite do governador Ratinho Junior (PSD). 
Após análise de todo o conteúdo, a Comissão de Finanças, Economia e Orçamento do Legislativo Municipal deu parecer pela aprovação do relatório do TCE-PR em sua integridade, o que foi acatado por todos os vereadores. Na sequência, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação emitiu Projeto de Decreto Legislativo dando como aprovadas as contas de 2019 do Executivo, parecer que foi aprovado por unanimidade. 
O presidente do Legislativo, Franciley Preto Godói Poim (PSD), assegurou que o parecer do TCE-PR seguiu todos os trâmites burocráticos e legais, com ampla defesa e do contraditório dos responsáveis pela prestação de contas. “Aqui fazemos tudo com a maior transparência possível e de acordo com a lei”, disse.
Durante sessenta dias o relatório do TCE-PR ficou exposto na Câmara de Apucarana à disposição dos vereadores e de demais pessoas interessadas no seu conteúdo.