POLÍTICA

min de leitura - #

Câmara destaca apoio de servidores da Aserfa em tempos de pandemia

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana aprovou na sessão ordinária de ontem Moção de Aplausos a todos os servidores da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa), desde a chefia ao mais simples trabalhador, proposta pelo vereador Marcos da Vila Reis (PSD). O objetivo é homenagear aqueles servidores que, diante da pandemia do coronavírus, quando a Covid-19 está levando muita gente a óbito, têm atuado como “verdadeiros amigos” dos familiares que ficam numa situação de tristeza e de desespero quando acontece uma situação de morte. 

Da mesma forma, conforme assinala, é importante lembrar de todas as vítimas de qualquer tipo de doença que passam pela Aserfa e ali são recebidos com todo carinho e respeito por parte dos servidores, incluindo aqueles que trabalham nas capelas mortuárias e nos cemitérios.
Marcos da Vila Reis observa que, assim como demais profissionais de saúde que atuam nos hospitais, postos de saúde e no processo de vacinação contra a Covid, os servidores da Asserfa também vêm desenvolvendo um grande trabalho na linha de frente da Covid-19 na condição de preparo dos corpos que foram vítimas desta doença e no consolo às pessoas que chegam desesperadas à Aserfa para providenciar o sepultamento e, na maioria das vezes, não sabem o que fazer e como isso funciona.
“Em muitos casos, a maior companhia para aquele irmão que está sendo sepultado são os funcionários da autarquia de serviços funerários”, disse o vereador, observando que as famílias nem sequer conseguem chegar perto do ente querido que está sendo sepultado. Ele pretende, na próxima sessão, dizer os nomes de todos servidores que estão sendo homenageados com esta moção.
O vereador Luciano Molina (PL) lembrou que a Aserfa foi uma grande coisa feita há 30 anos pelo ex-prefeito José Domingos Scarpelini e que teve continuidade pelos demais gestores municipais que o sucederam. O vereador Mauro Bertoli (DEM) também destacou o trabalho dos servidores da Aserfa, um órgão que que, conforme assinala, teve uma virada de 90 graus a partir da gestão do ex-prefeito Beto Preto, em 2013.
Já o presidente da Câmara, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), que presidiu a Aserfa no mandato de Beto Preto, relatou os momentos tristes que passou quando as pessoas chegavam na autarquia para encaminhar o sepultamento de seus entes queridos.