POLÍTICA

min de leitura - #

Cida, Ratinho Jr. e Arruda terão maior tempo no horário eleitoral

Edison Costa

| Edição de 08 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As chapas da governadora Cida Borghetti (PP), que concorre à reeleição, do deputado estadual Ratinho Junior (PSD) e do deputado federal João Arruda (MDB) ao governo do Paraná terão maior tempo no programa eleitoral gratuito de televisão e rádio, que começa em 31 de agosto, ou seja, 37 dias antes das eleições, e termina no dia 4 de outubro. Caso não haja mais mudanças nas coligações, como ocorreu nesta segunda-feira, Cida terá 3 minutos e 2 segundos; Ratinho, 2 minutos e 4 segundos; e Arruda, 1 minuto e 51 segundos.

Imagem ilustrativa da imagem Cida, Ratinho Jr. e Arruda terão maior tempo no horário eleitoral


O espaço dedicado aos candidatos ao governo é de 9 minutos em cada programa eleitoral gratuito, veiculado nas segundas, quartas e sextas-feiras. O cálculo considera o número de deputados que cada partido da coligação tem na Câmara Federal, que representam 90% do tempo do programa. Os outros 10% são distribuídos igualitariamente.
Com chapa pura, o candidato Doutor Rosinha (PT) terá o quarto maior tempo, com 1 minuto e 11 segundos, seguido de Ogier Buchi (PSL), com 11 segundos; Jorge Bernardi (Rede), com 10 segundos; Professor Piva (PSOL), com 10 segundos; e Geonísio Marinho (PRTB) com 9. Os candidatos Professor Ivan Bernardo (PSTU) e Priscila Ebara (PCO), cujos partidos não têm representantes na Câmara Federal, terão o tempo mínimo, distribuído igualitariamente. Cada um dos dois terá 6 segundos. 
O tempo final será homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até 24 de agosto e por isso ainda está sujeito a ajustes.

PRESIDENCIÁVEIS
Definidos os 13 candidatos à Presidência da República, juntamente com seus vices e coligações partidárias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já fez os cálculos do tempo de tevê e rádio que cada um terá para fazer sua campanha no horário eleitoral gratuito.
O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), terá o maior espaço para propaganda, com o tempo de 5 minutos e 34 segundos. O candidato do PT, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve seu nome indicado na convenção, mesmo preso, tem disponível 2 minutos e 24 segundos, o segundo maior tempo. Em seguida vem o candidato do MDB, Henrique Meirelles, com 1 minuto e 56 segundos.
Os demais têm menos de um minuto para fazer campanha no horário eleitoral. Ciro Gomes (PDT), tem 40 segundos; Alvaro Dias (Podemos), 37 segundos; Marina Silva (Rede), 21 segundos; Boulos (PSOL), 14 segundos; Bolsonaro (PSL) e Cabo Daciuolo (Patriota), 9 segundos; Eymael (DC), João Goulart (PPL), Vera Lúcia (PSTU) e Amoêdo (Novo) terão 6 segundos cada.
Lembrando que, até o dia oficial do registro das candidaturas, 15 de agosto, ainda podem acontecer mudanças para o tempo de tevê e rádio. Os minutos mostrados para cada candidato correspondem ao tempo diário que eles terão por bloco para apresentar suas propostas.