POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de agosto de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Reunião da Amuvi 

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) farão uma reunião conjunta no próximo dia 27, em Faxinal. Os presidentes da Amuvi, prefeito de Faxinal Ylson Cantagallo (PSD),o Gallo, e da AMP Júnior Weiller (MDB), prefeito de Jesuítas, estão convocando para este encontro todos os prefeitos e secretários municipais de Educação, uma vez que serão debatidos importantes temas relacionados à área. A reunião terá uma palestra do diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Joarez Henrichs. O encontro está marcado para as 9h30, na Rua Yany de Oliveira Munhoz, 1880, próximo ao Cidetran.

Contorno de Jandaia
Um grupo de vereadores de Jandaia do Sul foi até a sede da concessionária Viapar em Maringá, nesta semana. Eles queriam saber como está o processo de construção do contorno da cidade, conforme consta da programação. Eles receberam da direção da empresa a informação de que a obra terá início nos próximos dias, mesmo com o contrato de concessão previsto para findar em novembro deste ano. O investimento será de R$ 100 milhões. Estiveram na Viapar os vereadores Cláudio Taparo (PTB), Fabiano Goulart (Republicanos), Professor Welton Pinheiro (Cidadania), Serjão de Lima (PSL) e Ranzani (PSD).
Federação de partidos
A Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 304 votos a 119, um projeto que permite a duas ou mais legendas se unirem em uma federação partidária e atuarem de maneira uniforme em todo o país. O texto já tem aval do Senado e segue para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. A federação de partidos permitirá a união de siglas com afinidade ideológica e programática – sem que seja necessário fundir os diretórios. A regra deve ajudar partidos menores a alcançar a chamada “cláusula de barreira”, criada para extinguir legendas que não tenham um desempenho mínimo a cada eleição. A cláusula seria calculada para a federação como um todo, e não para cada partido.