POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de agosto de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Retorno ao cenário político  
O ex-governador e ex-deputado estadual por vários mandatos, Orlando Pessuti (MDB), admitiu na reunião da Amuvi que pretende disputar um cargo eletivo nas eleições do ano que vem. Ele poderá disputar uma vaga no Senado, dependendo da composição da chapa do pré-candidato à reeleição do Governo do Estado, Ratinho Junior (PSD), ou buscar uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Hoje eu não tenho cargo eletivo e nem público, mesmo assim nunca deixei de fazer política. Também não sei até quando estarei na política, mas enquanto estiver estarei cuidando de nossa gente e do nosso País”, afirmou Pessuti, que também já foi vice-governador.

Livres no pedágio
O prefeito de Ivaiporã e vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Luiz Carlos Gil (PSD), defende que todos os veículos das prefeituras, sejam eles de qualquer setor, tenham passagem livre nas praças de pedágio, sem necessidade de parar nas catracas para apresentação de documentos. Segundo ele, esses veículos precisam passar no sistema “Sem Parar”, para evitar perda de tempo durante as viagens. “Se os veículos têm passagem livre, por que parar nas cancelas?”, indaga. Ele fez essa solicitação ao presidente da AMP, Junior Weiller, para que a medida seja adotada, se não neste ainda, no próximo modelo de pedágio.
Na “cabeça” do Congresso
A deputada federal londrinense Luísa Canziani (PTB-PR) entrou para a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Luísa é uma das sete parlamentares do Paraná incluídas na 28ª edição da lista dos “cabeças do Congresso” e a única do Estado exercendo o seu primeiro mandato. A relação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). 
Esse levantamento é anual e avalia a atuação dos 513 deputados federais e dos 81 senadores. A deputada também aparece entre os cinco parlamentares mais influentes na área de educação - a única do Paraná.

Geração de empregos 
A divulgação dos dados do Caged de julho deixou o prefeito Junior da Femac (PSD) bastante satisfeito. Apucarana apareceu, mais uma vez, em posição de destaque na geração de empregos. A cidade é a 11ª em população no Estado, em 8º lugar em números absolutos na geração de vagas com carteira assinada. No critério per capita, Apucarana sobe para o 5ª lugar do ranking. Para Junior, os números são um reflexo das políticas públicas voltadas à atração de novos empreendimentos e geração de empregos. “Nos últimos 30 meses, Apucarana conquistou cerca de R$ 400 milhões de investimentos em novos empreendimentos na indústria, no comércio e no agronegócio”, comenta o prefeito apucaranense.