POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de agosto de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Sessão extraordinária 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), convocou sessão extraordinária para hoje, a partir das 14 horas. Da pauta de votação constam um projeto de lei complementar e um projeto de resolução de autoria da Mesa Executiva da Câmara, seis projetos de lei encaminhados pelo prefeito Junior da Femac (PSD) e um projeto de decreto legislativo da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Um dos projetos do Executivo dispõe sobre o Programa Família Guardiã da Guarda Subsidiada em família extensa, para atender crianças e adolescentes em situação de risco social. 

Fazer a coisa certa
Durante reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizada em Faxinal na última sexta-feira, o diretor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Joarez Lima Henrichs, alertou os prefeitos para que procurem fazer as coisas certas, sempre dentro da lei, para não ter problemas no futuro. “É o seu CPF que está em risco”, disse Joarez, lembrando que muitos prefeitos passaram a enfrentar dificuldades financeiras após o mandato por causa de contas irregulares e não recebem apoio de ninguém. “Quando você é prefeito é assediado por muita gente, mas quando vira ex-prefeito você é esquecido, não é convidado nem para velório”, alertou.
Política sem politicagem
O prefeito de Faxinal e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo, concorda com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Junior Weiller (MDB), de que os prefeitos precisam acompanhar os projetos que estão tramitando no Congresso Nacional, especialmente aqueles que fazem parte da pauta municipalista. Para Gallo, os prefeitos também precisam cobrar dos parlamentares aprovação desses projetos. “Eu não gosto de politicagem, porque a boa política é a que traz bons resultados”, disse Gallo na reunião da Amuvi, porém enaltecendo o trabalho que vem sendo feito pelo deputado Sérgio Souza (MDB).

Pedido de liminar rejeitado
O desembargador Marques Cury, do Tribunal de Justiça do Paraná rejeitou pedido de liminar de oito deputados de oposição ao governo Ratinho Júnior contra lei aprovada pela Assembleia que autorizou o Paraná a delegar rodovias estaduais para o governo federal para fins de pedágios. O bloco aponta que o texto não especificou quais rodovias e trechos serão delegados; não trouxe a minuta do contrato; e não foi analisada pela Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais da Casa. Para o magistrado a alegação de violação do rito legislativo não justifica a anulação da aprovação da lei, e que se trata de uma questão interna da Assembleia.