POLÍTICA

min de leitura - #

Comarca de Faxinal perde 3,1 mil eleitores após biometria

Edison Costa

| Edição de 02 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

ao total dos que não fizeram a biometria
O Fórum Eleitoral da Comarca de Faxinal, que inclui os municípios de Faxinal, Borrazópolis e Cruzmaltina, encerrou na última sexta-feira o processo de cadastramento biométrico dos eleitores das três cidades. De um total de 22.372 eleitores aptos a votar, 3.130 (14%) não compareceram ao cartório para a revisão biométrica, reduzindo para 19.242 aqueles que terão condições de comparecer às urnas nas eleições municipais do ano que vem, ou seja, 86% da meta prevista. Na soma total já estão incluídos os cidadãos que fizeram novos títulos eleitorais ou transferências durante o período de revisão, que começou no dia 10 de junho.

Imagem ilustrativa da imagem Comarca de Faxinal perde 3,1 mil eleitores após biometria


De acordo com os números finais, Faxinal teve uma perda de mais de 1,7 mil eleitores que não fizeram a biometria e, automaticamente, terão seus títulos cancelados. Do tal de 12.699 eleitores, 1.739 não fizeram a revisão biométrica, sobrando 10.960 aptos a votar nas eleições municipais de 2020.
Em Borrazópolis, de 6.779 eleitores, 978 não fizeram a biometria, restando um eleitorado apto a votar de 5.801. Em Cruzmaltina, de 2.894 eleitores registrados, 413 deixaram d fazer a revisão biométrica, totalizando 2.481 eleitores aptos a votar no pleito municipal do ano que vem.
O chefe do Cartório Eleitoral de Faxinal, Flávio Soares Ribeiro, observa que quem não compareceu para fazer a biometria terá o título de eleitor cancelado. Além de não poder votar nas eleições de prefeito e vereador em 2020, estará sujeito a uma série de penalidades, entre as quais, não participar de concurso público, não poder tirar passaporte ou carteira de identidade, obter empréstimos em bancos e outras instituições financeiras públicas e outras.
Para Flávio Ribeiro, o índice de 86% de eleitores que fizeram a biometria na Comarca de Faxinal pode ser considerado bom, porém poderia ter sido maior tendo em vista a grande campanha de divulgação do processo realizada pela Justiça Eleitoral em conjunto com as prefeituras e os meios de comunicação.
O relatório final dos que fizeram a biometria ou não está sendo encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, dentro de 30 dias, deverá homologar os cancelamentos de títulos.