POLÍTICA

min de leitura - #

Comarca de Ivaiporã já cadastrou 31,15% dos eleitores na biometria

Ivan Maldonado

| Edição de 26 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Desde o dia 22 de abril, eleitores de quatro cidades da 93ª Zona Eleitoral da Comarca de Ivaiporã estão realizando o cadastro obrigatório da biometria. Até o final da tarde de quinta-feira 4.381 eleitores haviam realizado o cadastramento. No entanto, somando os atendimentos feitos antes do dia 22 de abril, das 40.808 mil biometrias previstas para até 29 de novembro nos quatro municípios, foram realizadas até agora 12.712, ou seja, 31,15%.

Imagem ilustrativa da imagem Comarca de Ivaiporã já cadastrou 31,15% dos eleitores na biometria


No período de 22 de abril para cá foram coletadas as digitais de 2.813 eleitores de Ivaiporã de um total de 24.631. De Jardim Alegre, que tem 9.236 eleitores, foram cadastrados biometricamente 983. Dos 3.267 eleitores de Arapuã foram cadastradas 476 pessoas e dos 3.674 de Lidianópolis fizeram o cadastramento biométrico 109 eleitores. 
Mesmo antes do cadastramento biométrico oficial obrigatório iniciar no mês passado na 93ª Zona Eleitoral, o Cartório Eleitoral já havia realizado a revisão de 8.331 eleitores. Foram 6.047 de Ivaiporã e 1.410 de Jardim Alegre. Do município de Arapuã haviam sido cadastrados 341 eleitores e de Lidianópolis, 533. 
Conforme Rafael Pascoal Teixeira Santos, chefe do Cartório Eleitoral, desde que o cadastramento oficial foi iniciado em abril a média diária de atendimento é de 200 pessoas. “A demanda está grande, só que ainda aquém do que foi estipulado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná). O tribunal tinha uma meta de 250 atendimentos por dia. Os eleitores de Ivaiporã têm comparecido mais, até por conta da facilidade do local. Mas temos buscado parcerias com as prefeituras, que estão organizando caravanas no sentido de trazer esses eleitores”, informa. 
A orientação é para que o eleitor compareça o quanto antes ao cartório eleitoral. “Até porque tem muitas pessoas que procuram o cartório para fazer o recadastramento e descobrem que têm pendência com a Justiça Eleitoral. Se deixar isso para última hora, as vezes o eleitor não vai conseguir resolver essa pendência e terá o título cancelado”, explica Santos.
O eleitor que quiser pode realizar o agendamento prévio do atendimento através do site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). No horário e dia indicados, é obrigatório o comparecimento no Fórum Eleitoral, que fica na Av. Itália ao lado do Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É necessária a apresentação do título de eleitor anterior, de um documento oficial com foto e de um comprovante de endereço que demonstre o vínculo com o município. O horário de atendimento é das 12 às 18 horas. 
“A pessoa que quiser vir ao cartório eleitoral sem agendamento também será atendida, mas provavelmente terá um tempo de espera maior de quem agendou previamente. Porque a maioria dos nossos guichês é para atendimento agendado e para as pessoas que têm prioridade de agendamento”, esclarece Santos. 

OUTRAS COMARCAS 
Outros seis municípios do Vale do Ivaí, que ainda não fizeram a biometria, também deverão fazer o cadastramento ainda neste ano. A Comarca de Grandes Rios, que atende também Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí através da 136ª Zona Eleitoral, inicia o cadastramento no dia 3 de junho, devendo coletar digitais de 13,5 mil eleitores até o dia 30 de agosto, prazo final. 
A Comarca de Faxinal, que inclui Borrazópolis e Cruzmaltina na 110ª Zona Eleitoral, deverá cadastrar um total de 21,6 mil eleitores a partir do dia 10 de junho até 27 de setembro.