POLÍTICA

min de leitura - #

Começam hoje as convenções para definição dos candidatos

Edison Costa

| Edição de 20 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A temporada das convenções nacionais e estaduais eleitorais para o pleito de 7 de outubro, ou seja, eventos que os partidos são obrigados a realizar para a escolha dos nomes que vão disputar a Presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados, governadores e deputados estaduais e distritais, começa nesta sexta-feira (20 de julho) e segue até o dia 5 de agosto. A homologação dos nomes deve ocorrer até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral.
No Paraná, o primeiro grupo político a realizar convenção é o do deputado estadual Ratinho Júnior (PSD). Seu partido e outros aliados estarão reunidos neste sábado, das 9 às 13 horas, no Espaço Torres (Paraná Clube), em Curitiba, para oficializar a candidatura de Ratinho Júnior ao governo do Estado e postulantes aos demais cargos. Também neste sábado, das 14 às 18 horas, no Espaço Amazônia, o PV faz sua convenção para definir apoio a Ratinho Júnior. 
Ainda neste sábado, das 9 às 14 horas, na sede do partido em Curitiba, o MDB faz sua convenção, porém sem um nome definido para o governo do Estado. O senador Roberto Requião, principal nome da sigla, está entre disputar a reeleição, o governo do Estado e até mesmo a presidência da República. 
O PT, do pré-candidato ao governo Doutor Rosinha, marcou sua convenção para o dia 28 de julho na sede do partido, em Curitiba, devendo ocorrer o dia todo. O PDT, do pré-candidato Osmar Dias, agendou sua convenção para o dia 4 de agosto no Clube Recreativo Dom Pedro II, no Bairro Rebouças, em Curitiba, em horário ainda a ser definido. Ainda no dia 4 de agosto acontece a convenção do PSDB, do pré-candidato ao Senado, ex-governador Beto Richa. O PP (Progressistas), da governadora e pré-candidata à reeleição Cida Borghetti, vai realizar sua convenção no dia 4 de agosto, em local e horário a serem confirmados.
Em nível nacional, as convenções começam já nesta sexta-feira, com o PDT, de Ciro Gomes. O PC do B deve escolher se lança ou não Manuela D’Ávilla como candidata à presidência no dia primeiro de agosto. O PSL fará convenção no dia 22 de julho para homologar a candidatura do deputado Jair Bolsonaro à Presidência.
No dia dois, o MDB deve confirmar o nome do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como candidato. O PSDB deve escolher Geraldo Alckmin no dia quatro e, no dia cinco, o último para a realização das convenções, o PSB deve escolher em qual rumo caminhará no pleito. 
A convenção nacional do Podemos, que confirmará o nome do senador paranaense Alvaro Dias à Presidência da República, está marcada para o dia 4 de agosto, em Curitiba, no ginásio de esportes do Paraná Clube. Os demais partidos ainda não divulgaram as datas de suas convenções nacionais.

INDEFINIÇÕES
Até o momento, o cenário político nacional é de muitas indefinições, e os nomes e as chapas que devem disputar o Planalto ainda são incertos. Isto acontece principalmente quanto aos pré-candidatos Jair Bolsonaro, que não tem chapa definida, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Por enquanto, há 18 pré-candidatos, mas esse número já foi superior a 20 - alguns desistiram no meio do caminho, outros foram barrados pelos partidos políticos.