POLÍTICA

min de leitura - #

Governadora propõe organização das regiões metropolitanas

Agência Est. de Notícias

| Edição de 16 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A governadora Cida Borghetti participou ontem, em Maringá, do Fórum Empresarial Metrópole Norte, e ressaltou a importância da organização das regiões para o crescimento ordenado do Estado. “É preciso planejamento e coordenação para um crescimento racional e sustentável. Pensar as cidades é pensar no desenvolvimento”, afirmou a governadora.
O fórum debate o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte, que sedia as áreas metropolitanas de Londrina, Maringá e Apucarana. A região concentra 2 milhões de habitantes (quase 20% da população paranaense) e representa 15% do PIB estadual.
Como deputada, Cida Borghetti foi a autora da lei que criou as regiões metropolitanas do Paraná e regulamentou Maringá e Londrina como polos regionais. Ela defendeu que o planejamento ordenado deve abranger, principalmente, transporte público, habitação, saúde, preservação do ambiente e o desenvolvimento econômico.
Cida lembrou que o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte já está em elaboração e deverá ficar pronto em abril de 2019. Coordenado pela Secretaria do Planejamento, o Plano foi contratado pelo Governo do Estado por R$ 3,5 milhões, financiados pelo Banco Mundial. O projeto foi lançado em março pelo então governador Beto Richa (PSDB). “O Governo do Estado tem outros programas e ações com o Banco Mundial. Essa parceria para o projeto de desenvolvimento da região Norte é importantíssima”, disse a governadora.
O economista Martin Raise, diretor do Banco Mundial, participou do Fórum, que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Londrina, com a participação de empresários e lideranças de diversos setores. Raise enfatizou a importância dos transportes para que as regiões tenham um desenvolvimento econômico sustentável. “O BIRD publicou há dois dias relatórios sobre as regiões metropolitanas da América Latina e um dos resultados de destaques é exatamente a importância do transporte urbano para o desenvolvimento”, disse ele.