POLÍTICA

min de leitura - #

Inscrições de mesários voluntários aumentam 71% em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná bateu recorde no número de mesários voluntários. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), apesar da pandemia, até o momento, são mais de 70 mil inscritos para trabalhar nas eleições de novembro. Em Apucarana, o número de voluntários já ultrapassa em 71% as inscrições realizadas em 2018.

Segundo a analista judiciária do Fórum Eleitoral de Apucarana, Andrea Silva Milani, 572 voluntários já procuraram a instituição. Em 2018, 334 pessoas se voluntariaram para trabalhar nas eleições. 
“Não tem prazo e o cadastro não fecha. Os que não entrarem na convocação até o dia 16 poderão ser substitutos em alguma eventualidade, caso o convocado peça dispensa. A inscrição pode ser feita a qualquer tempo. Importante lembrar que só pode ser mesário o cidadão com pelo menos 18 anos”, detalha Andrea.
Em Arapongas, o número de voluntários também cresceu. Até ontem era 320 voluntários, 20% a mais do que na eleição anterior, quando 266 pessoas foram voluntárias. “Acredito que a divulgação das inscrições para mesários é muito importante e influencia esse quadro. Assim podemos atrair mais pessoas, acreditamos que ainda vamos ter mais procura”, disse o assistente administrativo Jonas Pereira de Souza. Neste ano, o TSE fez uma campanha nacional com o médico Dráuzio Varella incentivando a população a atuar como mesário.
Ser uma mesária voluntária já faz parte da rotina de Margarete Aparecida Domingos, que vai participar da sexta eleição. Para ela, a participação vai muito além dos benefícios garantidos pela lei. “Já participei cinco vezes como mesária. Sempre gostei de trabalhar nas eleições e não só pelos dias que a gente ganha. Me sinto importante, além de contribuir com o meu País, tanto que esse ano serei novamente voluntária”, conta.

INSCRIÇÕES
As inscrições para mesários podem ser feitas através do site www.tre-pr.jus.br. Podem se voluntariar eleitores com mais de 18 anos que não tenham débitos com a Justiça Eleitoral.
Os mesários que trabalham nas eleições têm alguns benefícios, como dispensa do serviço pelo dobro de dias trabalhados como mesário; auxílio-alimentação; crédito em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior; vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital e isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais.