POLÍTICA

min de leitura - #

Ivaiporã debate desenvolvimento regional sustentável

Ivan Maldonado

| Edição de 31 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã (Codesi) realizou ontem, no salão nobre da Associação Comercial de Ivaiporã (Acisi), o II Seminário de Desenvolvimento Sustentável Ivaiporã 2030. O seminário teve como tema “A importância da sociedade civil e poder público no desenvolvimento social, ambiental e econômico de Ivaiporã”. 

Imagem ilustrativa da imagem Ivaiporã debate desenvolvimento regional sustentável


O seminário contou com a presença dos palestrantes Sílvio Barros, ex-prefeito de Maringá; do arquiteto Mário Costenaro, vice-presidente da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná); e do consultor técnico do Sebrae, Cláudio Serrato. O evento do Codesi e Acisi teve o apoio do Sebrae, Sanepar, Prefeitura de Ivaiporã, Faciap e Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná(Cacinor).
Mauro Merigue, presidente da Acisi e Codesi, disse que o seminário foi um grande aprendizado. “Nós conhecemos um pouco mais para melhorar o Codesi. Por exemplo, o Mário Costenaro tem feito um trabalho muito grande na região de Toledo com relação ao crescimento e desenvolvimento regional. Isto porque não adianta você desenvolver só a cidade que você mora e os municípios vizinhos não se desenvolverm”, argumenta. 
Costenaro falou da relação do resultado das empresas e das carreiras com o desenvolvimento do território. “Ivaiporã é uma cidade bonita, uma cidade forte e tem relações muito estreitas com todo o território. É importante que ela seja o carro chefe e seja motivadora do desenvolvimento regional, que pense no seu desenvolvimento, mas que entenda que o desenvolvimento está ligado ao território ao qual pertence”, declara. 
O prefeito Miguel Amaral (PSL) destacou a importância da sociedade se organizar para desenvolver a cidade. “Toda a vez que a sociedade se reúne com o poder público para tratar de futuro, nós temos que agradecer a população que está se organizando para nos ajudar e mostrar o caminho”, destacou Miguel Amaral.