POLÍTICA

min de leitura - #

Morre José Tavares, ex-deputado constituinte e ex-secretário de Segurança Pública do Paraná

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ex-secretário de Segurança Pública do Paraná e ex-deputado federal José Tavares da Silva Neto, morreu ontem aos 72 anos, de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) na sessão de ontem da Casa.

José Tavares era formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, chefiou o gabinete do prefeito da cidade e foi delegado de polícia em Londrina de 1969 a 1977. Foi eleito deputado estadual entre 1979 e 1983 pelo MDB. Entre 1983 e 1987 foi deputado federal constituinte, sendo reeleito em 1987.
Entre 1992 e 1994 foi Secretário de Justiça do Paraná durante o governo Requião.
“Faço aqui um registro de muita tristeza. Acabamos de receber a informação de que um parlamentar, que fez história no Estado do Paraná, como constituinte, passou por essa Casa como deputado estadual. Brilhante orador, um dos grandes oradores que conheci no estado. Foi secretário de Defesa do Consumidor, de Segurança e de Justiça. Nosso querido José Tavares. Um homem que construiu uma história brilhante no nosso estado, acaba de falecer de Covid-19”, disse Traiano. Ele destacou que Tavares foi um homem que fez história, digna e merecedora do respeito de todos ao paranaenses.
O primeiro secretário da Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), também se somou ao voto de pesar ao ex-parlamentar. “Me associo ao voto de pesar do grande militante a favor da democracia, que combateu a ditadura, que significou muito para uma geração de londrinenses e paranaenses pela sua obstinada e permanente militância em favor de todos aqueles que defendiam o estado democrático de direito. Uma figura extraordinária. Uma pessoa que tinha opiniões e que toda uma geração sempre respeitou muito. Uma perda muito grande para a sociedade. É mais uma vítima que, infelizmente, essa pandemia ceifa”, afirmou.