POLÍTICA

min de leitura - #

Novo presidente quer o TCE mais próximo dos paranaenses

DA REDAÇÃO

| Edição de 28 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O  conselheiro Fabio Camargo tomou posse ontem como presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR), em substituição ao conselheiro Nestor Baptista. A sessão foi realizada de forma híbrida por causa da pandemia do Covid-19. Diante da necessidade de cuidados para evitar contaminações, a cerimônia teve um número reduzido de convidados e aconteceu sem os tradicionais cumprimentos.

No discurso de posse, Camargo afirmou que pretende atuar para que o trabalho do TCE esteja mais próximo e seja mais conhecido dos cidadãos. Para isso, entre os projetos que ele anunciou está o TCE Itinerante – um ônibus que percorrerá os municípios divulgando as funções e atividades do tribunal. 
Camargo assumiu o compromisso de intensificar a atuação da Escola de Gestão Pública do Tribunal, unidade que, desde a sua criação, em 2008 – durante a primeira gestão do conselheiro Nestor Baptista como presidente – capacitou cerca de 400 mil gestores públicos de todo o país. Também declarou que a equipe que constituirá o corpo diretivo do órgão neste biênio será multidisciplinar, alicerçada “nesse corpo de funcionários extremamente capacitados e comprometidos” que compõe o conjunto de servidores do TCE-PR
Entre os presentes na cerimônia estiveram o governador Ratinho Júnior (PSD), deputados estaduais, federais e secretários de Estado.
Na mesma solenidade, foram empossados os conselheiros Ivan Lelis Bonilha, no cargo de vice-presidente do Tribunal, e Fernando Augusto Mello Guimarães, como corregedor geral do órgão.
Além de Ratinho Junior, estiveram presentes no Plenário o desembargador e pai do empossado, Clayton Coutinho Camargo - representando o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Xisto Pereira; o senador Flávio Arns (Podemos); o deputado federal Ricardo Barros (PP); o primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB); e o procurador geral do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia, além de familiares mais próximos e demais autoridades estaduais e municipais.
Ratinho Junior cumprimentou a nova diretoria do órgão, responsável pela fiscalização do uso do dinheiro público e do controle externo das 399 prefeituras, câmaras municipais, do Estado e da Assembleia Legislativa. “É um trabalho sério que zela pela transparência, o combate à corrupção e a boa aplicação dos recursos pelo poder público. Desejo à nova mesa diretora um bom trabalho durante sua gestão”, disse o governador.