POLÍTICA

min de leitura - #

Onofre busca novos cursos superiores para Arapongas

Da Redação

| Edição de 17 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sergio Onofre da Silva (PSC), se reuniu ontem em Brasília com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. Acompanhado do deputado estadual Pedro Lupion (DEM), do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion, e também pelo médico Roberto Koch, da direção do Hospital Norte Paranaense (Honpar), Onofre pleiteou a vinda de uma faculdade de Medicina para Arapongas. 

Segundo Onofre, essa proposta deixou de ser apresentada pela antiga gestão. Com isso, Arapongas perdeu a chance da conquista. No ano passado, o Ministério da Educação autorizou a abertura de 2,3 mil vagas em cursos de medicina em 37 cidades do país, sendo quatro no Paraná: Campo Mourão, Guarapuava, Pato Branco e Umuarama.

Imagem ilustrativa da imagem Onofre busca novos cursos superiores para Arapongas
Prefeito Sérgio Onofre se reuniu ontem com o ministro José Mendonça Bezerra Filho| Foto: Divulgação

“Perdemos essa oportunidade e agora estamos retomando esse projeto”, sustenta Onofre, citando o Honpar (antigo Hospital Regional João de Freitas) como referência para obter apoio nessa demanda junto ao Ministério da Educação. O Honpar atende residentes de medicina de todo o país. O projeto foi apresentado pelo médico Roberto Koch ao ministro. 

“Este é um projeto enriquecedor para a cidade, e também para os futuros profissionais da área”, afirma Sergio Onofre.

O deputado estadual Pedro Lupion destacou a importância desse curso para a cidade e toda região. ”Uma faculdade de medicina em Arapongas é de suma importância, haja visto que o Honpar é referência em diversas regiões”, disse Pedro Lupion.