POLÍTICA

min de leitura - #

Petista Doutor Rosinha inicia pré-campanha ao governo

Edison Costa

| Edição de 12 de maio de 2018 | Atualizado em 11 de maio de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná lançou extraoficialmente o nome do ex-deputado federal Doutor Rosinha como pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro deste ano. Apesar de ser de Curitiba, ele está iniciando sua pré-campanha pelos municípios do interior e, inclusive, primeiramente por Apucarana e Arapongas, onde se reuniu ontem com a militância e lideranças políticas e comunitárias de ambos os municípios, além de percorrer os veículos de comunicação.

Imagem ilustrativa da imagem Petista Doutor Rosinha inicia pré-campanha ao governo


Em Apucarana, o pré-candidato fez uma visita à redação da Tribuna, acompanhado da ex-vereadora Aurita Bertoli (PT) e do membro do diretório municipal Hermes Gonçalves.
Doutor Rosinha foi deputado federal por oito mandatos, teve dois mandatos de deputado estadual e por dois anos foi auto representante geral do Mercosul indicado pelo Brasil, representando não só o Brasil como demais países do Mercosul, tendo fixado residência em Montevidéo, no Uruguai, neste período. Antes de tudo isso, foi vereador por dois mandatos em Curitiba e atualmente é presidente estadual do PT, cargo para o qual foi eleito em maio do ano passado.
Apesar de outros pré-candidatos já estarem em pré-campanha há mais tempo, Dr. Rosinha não vê problemas para decolar sua candidatura. Entre os principais pré-concorrentes ao Palácio Iguaçu estão a governadora Cida Borghetti (PP), o ex-senador Osmar Dias (PDT) e o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD).
“Temos o maior número de militantes, aliás uma militância forte, para trabalhar em nosso favor, não precisamos contratar ninguém”, diz Doutor Rosinha. 
Sobre o desgaste que o PT tem sofrido nos últimos anos por causa de denúncias de corrupção e agora com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-candidato não acredita que isso vai influenciar na eleição. Segundo ele, todos os partidos estão desgastados politicamente perante o eleitorado, inclusive alguns nomes que estão se apresentando como pré-candidatos ao governo. Segundo ele, pesquisas indicam que o PT é o partido que tem a maior preferência dos brasileiros. 
De sua parte, Doutor Rosinha diz que em 28 anos de vida pública sempre teve coerência na política, defendendo políticas públicas para a saúde, a educação e outros setores.
Entre as suas principais propostas de governo, Doutor Rosinha defende a regionalização da saúde pública e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), investimentos na segurança pública e apoio à agricultura familiar.
O pré-candidato assinala que o PT ainda está negociando com outros partidos a possibilidade de composição para o pleito de 7 de outubro. Segundo ele, o PC do B é uma das legendas que deverá se juntar à sua candidatura. “Também estamos conversando com o Requião (senador Roberto Requião), não com o MDB que é o seu partido”, frisa.