POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito de Jandaia do Sul assume presidência da Amuvi por um ano

Edison Costa

| Edição de 06 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 06 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Prefeito de Jandaia do Sul assume presidência da Amuvi por um ano

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em reunião realizada no último sábado, em Jandaia do Sul, tomou posse a nova diretoria da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que agrega 26 prefeitos da região polarizada por Apucarana. O encontro ocorreu na sede da Associação dos Professores de Jandaia do Sul (Aprojan).

O novo presidente é o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), que tem como vice o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), eleitos em dezembro do ano passado. Ambos fecharam um acordo no sentido de se revezarem no poder no biênio 2023/2024, ficando um ano cada no cargo, assim como fizeram os prefeitos Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, de Faxinal, e Luiz Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã.

Lauro Junior destacou o trabalho realizado pelos ex-presidentes que o antecederam – Carlos Gil e Gallo – e assumiu o compromisso de fortalecer a Amuvi cada vez mais, contando inclusive com a parceria do governador Ratinho Junior que, tem suas raízes no Vale.

O novo presidente defendeu a necessidade de todos os secretários municipais do Vale do Ivaí, de todas as áreas, se reunirem e conversarem sobre as demandas que existem em comum entre os municípios e apresentem caminhos para solução. Um dos principais projetos de Lauro Junior à frente da Amuvi é oferecer aos municípios, principalmente aos pequenos, apoio técnico de engenharia e arquitetura para que possam elaborar seus projetos.

“O desafio é muito grande porque a Amuvi já vem andando de modo muito firme e agora temos esse compromisso de manter a nossa associação cada vez mais fortalecida”, disse.

O vice-presidente Emerson Toledo Pires também manifestou a mesma intenção. “Nosso objetivo é manter o diálogo entre os prefeitos, saber o que deu certo, o que deu errado, tentar resolver os problemas em conjunto, além de nos reunir mais e buscar o desenvolvimento”, ressalta Toledo.

O ex-presidente Carlos Gil apresentou em vídeo um balanço de seu governo à frente da associação, com destaque para a “Carta da Amuvi) contendo 61 propostas para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Ivaí, a qual foi elaborada em conjunto com todos os prefeitos e entregue ao governador Ratinho Junior, além da mudança da sede em Apucarana e a proposta de construção de uma sede campestre em Borrazópolis. 

Ele disse confiar na capacidade dos novos dirigentes da Amuvi. “Espero nesta gestão, com esses dois prefeitos jovens e dinâmicos, uma melhor estruturação da Amuvi com advogados, engenheiros, entre outros profissionais que possam auxiliar os municípios”, comentou Gil.

Para o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), a nova diretoria que chega é fruto de uma união muito grande que existe entre os prefeitos da Amuvi. “E agora, com o apoio do governador Ratinho Junior e dos nossos representantes em Brasília com Beto Preto e Sérgio Souza, tenho certeza de que a Amuvi dará um salto muito grande para o desenvolvimento”, disse. 

Deputado Beto Preto coloca gabinete à disposição dos prefeitos

Também participaram da reunião da Amuvi o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, os deputados federais Beto Preto (PSD) e Sérgio Souza (MDB), e estadual Paulo Rogério do Carmo (União Brasil), os presidente e vice da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Junior Weiller (MDB), prefeito de Jesuítas, e Edmar Santos (PTB), prefeito de Santa Cecília do Pavão, além de outros prefeitos da região.

O deputado federal Beto Preto (PSD), que assumiu a Câmara no dia 1º de fevereiro, disse que a associação poderá contar com ele e colocou seu gabinete em Brasília à disposição de todos os prefeitos. “É uma satisfação muito grande estar aqui. Sou o deputado mais votado do Vale do Ivaí, e vou trabalhar muito pela região. Já trabalhei como secretário de Estado da Saúde e vou trabalhar ainda mais como deputado em prol de todo Vale do Ivaí”, destacou. “Voz a gente tem e vou ficar gritando o tempo inteiro em Brasília para colocar e pautar os assuntos que são de interesse do municipalismo”, garantiu, destacando como uma de suas prioridades a correção da tabela do Sistema único de Saúde (SUS).

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) também defendeu o municipalismo, porém alertou os prefeitos para algumas mudanças que vêm sendo implementadas pelo Governo Lula através de medidas provisórias, entre as quais, uma nova modalidade de taxação do agronegócio que, segundo ele, pode prejudicar os próprios municípios. Ele pediu aos prefeitos que fiquem atentos a essas mudanças.

O secretário coronel Hudson explicou que veio à reunião a pedido do governador Ratinho Junior como seu representante. “É muito importante participar desse evento, o Governador pediu para participar e ter a oportunidade de conhecer as demandas da região. Esta é também uma oportunidade de conversar com os delegados locais e o comandante da PM, para discutir as ações de segurança”, disse.