POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeito fecha Faxinal contra a Covid e anuncia fiscalização rigorosa

DA REDAÇÃO

| Edição de 29 de maio de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, reuniu nesta sexta-feira (28) representantes das polícias Militar e Civil para discutir as medidas restritivas impostas pelo Município nos finais de semana, até o dia 13 de junho. Decreto assinado pelo prefeito determina o fechamento total do comércio nos três próximos sábados e domingos e proibição de venda de bebidas alcoólicas durante todo este período, ou seja, de 29 de maio a 13 de junho.

Gallo admite que as medidas são duras, mas são necessárias no momento crítico que o município está passando. Segundo ele, “ é melhor ser crucificado pelo ato do cuidado do que ser condenado pela omissão”.
“Os hospitais que atendem nosso município não têm UTI, nem enfermaria para atender nossa população, está faltando oxigênio, remédio está em falta, não tem para comprar e os profissionais de saúde estão dormindo no corredor dos hospitais, é o caos”, disse o prefeito.
O delegado Ricardo Augusto de Oliveira Mendes, que responde pela 53ª Delegacia Regional de Polícia de Faxinal, disse que vai cumprir o decreto na íntegra e pede a colaboração da população para o toque de recolher durante a semana, das 20h até as 5h da manhã, e nos finais de semana respeitar o lockdown, ou seja, não sair de casa. “Vamos estar cumprindo a lei, é uma questão de saúde pública e leis são feitas para ser cumpridas e respeitadas”, disse o delegado.
O trabalho de fiscalização será feito de forma conjunta entre o Município, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Polícia Civil e Polícia Militar.
As pessoas e comerciantes que descumprirem as medidas serão levados para a Delegacia de Polícia, onde assinarão um termo circunstanciado e responderão judicialmente pela infração. O descumprimento também é passível de multa, que pode ser de R$ 1mil.
A Prefeitura vai colocar barreiras nas entradas da cidade. Não será permita a circulação de pessoas nos dias de lockdown, exceto as que estiverem em comprovado exercício de atividades essenciais como segurança pública, saúde e assistência social; veículos cujos ocupantes comprovem domicílio no Município, não apenas ocupação eventual. 
Caso o condutor se recuse a retornar ao seu local de origem o veículo será retido e/ou removido e o motorista poderá ser conduzido ao Distrito Policial para lavratura de boletim de ocorrência. Pessoa sem máscara ou uso incorreto estará sujeita a multa.
Ficam proibidos todos os tipos de eventos que resultem em aglomerações, inclusive missas e cultos religiosos presencialmente, podendo ser realizados somente online.