POLÍTICA

min de leitura - #

Prefeitos da região tomam posse e projetam próximos quatro anos

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os 27 prefeitos eleitos na região tomaram posse no último dia 1º de janeiro e, ontem, a maioria deles já começou a despachar de seus gabinetes. Dos 29 municípios da região de Apucarana, 14 trocaram de prefeito, enquanto que 15 foram reeleitos. Entre os que assumiram um segundo mandato, duas ausências: Ylson Cantagallo, de Faxinal, e Paulinho Moisés, de Califórnia. Ambos estão internados em Londrina por causa da Covid-19.

Em Apucarana, Junior da Femac afirmou que pretende seguir com o trabalho iniciado pela gestão Beto Preto, em 2012. “Meu lema neste novo mandato será fé, esperança e trabalho e tenham certeza de que não irei decepcionar os cidadãos apucaranenses que me confiaram essa missão”, afirmou.
Ele ainda disse que, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, tem grandes expectativas para os próximos quatro anos. “Temos todas qualidades para fazer um excelente mandato e iremos cumprir o compromisso firmado com o povo, mantendo uma gestão transparente e com muita austeridade, para Apucarana continuar seguindo rumo ao desenvolvimento”, comentou.
Em Arapongas, Sérgio Onofre também assume para cumprir seu segundo mandato à frente da administração municipal. “Novos sonhos e grandes desafios que teremos pela frente, mas que vamos vencer com a ajuda de Deus, da nossa família, dos amigos e de todos que amam Arapongas”, afirmou o prefeito.
Ele reconheceu que os tempos são difíceis, mas garantiu que obras esperadas pela população serão feitas ao longo destes próximos quatro anos. “Tenho ouvido algumas pessoas dizendo que o contorno rodoviário não vai sair, que esta ou aquela obra não vão sair, mas nada disso! Vamos sonhar e lutar para que as coisas continuem acontecendo”.
Em Ivaiporã, o planejamento começou antes mesmo da posse do prefeito Carlos Gil, que retorna ao Executivo local após quatro anos. Na última semana, o deputado federal Sergio Souza empenhou no orçamento da União cerca de R$ 9,3 milhões para a construção de uma escola municipal com 420 vagas e um novo parque de exposições e eventos do município.
“Começamos bem, o deputado Sergio Souza trabalhou muito na ‘raspa do orçamento’ buscando sobra de recursos para poder comtemplar Ivaiporã”, destacou Gil.
Na região, dois prefeitos eleitos não puderam comparecer às suas cerimônias de posse. O prefeito reeleito de Faxinal, Ylson Alves Cantagallo, o Gallo, continua internado na UTI de um hospital de Londrina, com sequelas da Covid-19. Gallo ficou internado por dois dias no Hospital da Providência, em Apucarana, após ter sido diagnosticado com a doença. Após receber alta para se recuperar em casa, seu quadro regrediu e ele precisou ser novamente internado. De acordo com a equipe de governo do prefeito de Faxinal, Gallo não necessitou de respirador e a expectativa é de que ele saia da UTI ainda nesta semana.
Em Califórnia, o prefeito reeleito Paulinho Moisés participou da solenidade de maneira virtual, através de uma chamada de vídeo, direto do hospital. Ele foi internado também em um hospital de Londrina no início de dezembro, com coronavírus. Após ocupar um leito na UTI, ele tem se recuperado na enfermaria e pode receber alta ainda nesta semana.