POLÍTICA

min de leitura - #

Projeto de lei faz adequações no organograma da saúde

Editoria de Política

| Edição de 15 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou ontem em sessão extraordinária, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 095/2018, que altera disposição da Lei Municipal nº 68, de 15/08,1997, que trata do Sistema de Cargos e Carreiras da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS).

Imagem ilustrativa da imagem Projeto de lei faz adequações no organograma da saúde


O prefeito Beto Preto (PSD) esclareceu que o projeto tem por objetivo otimizar o quadro de médicos, nas diversas áreas de atuação dos profissionais. “O nosso organograma com um total de 353 cargos é inadequado para uma cidade com 133 mil habitantes. Atualmente, temos 126 médicos contratados, sendo 85 concursados, 13 do Programa Mais Médicos e outros 28 credenciados para prestação de serviços”, explica o prefeito.
De acordo com ele, a Autarquia Municipal de Saúde recebeu orientação do Ministério Público do Tribunal de Contas, no sentido de extinguir o número de vagas no organograma e, ao mesmo tempo, promover novos concursos. “Estamos criando uma nova função em que os médicos contratados possam atuar no Samu, na UPA e nas UBSs, de acordo com a nossa demanda”, assinala.
Conforme argumenta o prefeito, os concursos têm sido realizados periodicamente pela AMS, mas as vagas disponibilizadas acabam não sendo ocupadas. “Recentemente, convocamos 54 médicos aprovados em concurso realizado em outubro de 2017. Porém, apenas 19 se apresentaram e, depois disso, tivemos mais duas baixas, ficando com apenas 17 médicos”, revela.
Nas próximas semanas, conforme anuncia Beto Preto, deve sair um novo edital de concurso para a contratação imediata de mais 10 médicos, para atuar já nesta nesta nova função, em que poderão atender nas UBSs, na UPA e no Samu. “Temos convicção de que com esse novo modelo poderemos ampliar o número de servidores concursados para atender nossa demanda”, avalia.
A Câmara de Vereadores de Apucarana volta a se reunir hoje à tarde, em terceira e última discussão, votação final deste e de outros projetos.