POLÍTICA

min de leitura - #

Ratinho Jr. autoriza construção de nova cadeia em Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) assinou ontem a ordem serviço que autoriza as obras de construção da Cadeia Pública de Arapongas. A nova unidade terá 136 vagas para presos masculinos, e visa melhorar o sistema penitenciário estadual. A assinatura foi realizada em um ato no Palácio Iguaçu.

“Essa é uma obra que Arapongas pede há mais de 20 anos. Com esse investimento, vamos criar uma cadeia que segue a finalidade de uma construção moderna, que traz mais segurança e um ambiente mais higiênico e sociável para quem está pagando sua pena”, afirmou o governador.
O complexo será um Centro de Detenção Provisória (CDP), local onde ficam os presos que ainda aguardam julgamento. O espaço será construído em um terreno de cerca de 2 mil metros quadrados, doado pelo município. O investimento será de R$ 7,3 milhões, financiado com recursos do Tesouro do Estado. A expectativa é que a obra leve 12 meses, sendo finalizada em julho de 2022.
A luta para a construção de um CDP em Arapongas se estende por décadas. É também uma das principais bandeiras levantadas pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), especialmente quando assumiu o primeiro mandato de prefeito, em 2017. “Arapongas ganha um grande presente hoje. Nossa cadeia hoje, localizada na área central, há muito tempo não comporta a população de presos. Na verdade, é um barril de pólvora, que pode explodir a qualquer momento. Com essa nova construção, a gente vence essa barreira, que se soma também com a diminuição da superlotação carcerária. Hoje, nós temos capacidade para 36 presos e temos 280”, explicou. 
Onofre aproveitou para a agradecer a todos que estiveram envolvidos no processo para a construção do CPD. “Foram várias pessoas que estiveram conosco nessa luta. Entre eles, o araponguense tenente-coronel Ivan Fernandes, que atualmente é chefe do Núcleo de Engenharia da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que muito contribuiu para esse sonho”, frisou o prefeito.  
O terreno onde será construído o CDP fica na Rua Rouxinol, na região  Sul da cidade. O terreno foi cedido pela prefeitura de Arapongas à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu), por meio da Paraná Edificações.