POLÍTICA

min de leitura - #

Saúde de Arapongas é prioridade para candidatos à Prefeitura

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Saúde é um dos principais temas nos planos de governo dos sete candidatos que disputam a eleição para a Prefeitura de Arapongas. Os concorrentes ao Executivo do município apontam o que pretendem implantar, caso vençam o pleito, que acontece no dia 15 de novembro.

De acordo com o plano de governo, o prefeito e candidato à reeleição, Sérgio Onofre (PSC), espera implementar a construção de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil e novas UBS, além de uma unidade de coleta de sangue. O documento também projeta plantão odontológico 24 horas no município e ampliação as equipes de atendimento à Saúde da Família. Um projeto de Consultório de Rua está nos projetos, e também uma plataforma online para envio de sugestões sobre as necessidades de Saúde nos bairros. 
Guto Grassano (Podemos) quer ampliar a lista de medicamentos ofertados pelo município e a criação do programa “Dor não tem hora”, no qual farmácias e clínicas odontológicas estarão abertas para atendimentos durante 24 horas. “Arapongas precisa muito de uma saúde que funcione de verdade para toda a população. Isso é cuidar das pessoas”, diz.
Angélica Ferreira (PROS) afirma querer desburocratizar o tratamento de saúde, ampliar as estratégias de saúde preventiva, ampliar parcerias com Ministério da Saúde para atendimento da radioterapia e também quer buscar apoio para criação de um IML na cidade. “Valorização dos profissionais de linha de frente com grau de insalubridade serão as minhas primeiras ações”, diz.
Fernando Gauchinho (PTC) tem como um dos focos modernizar o sistema de consultas e exames. Ele também ressalta buscar recursos para melhorar os tratamentos de oncologia e criar um centro de reabilitação para dependentes químicos, além da criação de uma UTI neonatal. “Quero transformar Arapongas em referência nacional na Saúde”, ressalta.
Valdecir Oliveira (PRTB) tem como prioridade conseguir mais leitos de UTI para Arapongas. “Arapongas já foi a oitava economia do Estado. Perdemos muito, mas mantemos nosso sonho e tenho total apoio do secretário estadual da Saúde, Beto Preto, para o projeto”, disse. Um novo Pronto Socorro e atendimento de especialidades na própria cidade também estão nos planos do PRTB.
No plano de governo de Waldyr Pugliesi (MDB), cita trabalhar pela instalação de uma UTI-neonatal e para reforçar o estoque de medicamentos. “Que não faltem nunca”, diz. Ele propõe ainda atendimento médico, odontológico e psicológico para as crianças nas creches.
Pedro Paulo Bazana (PV) afirma que, entre as propostas, está implantar uma UTI neonatal no município, um CAPS Infantil e reforçar o tratamento de dependência de álcool, drogas e suicídio. O desenvolvimento de um programa de capacitação continuada para profissionais da saúde está nos projetos do candidato.