POLÍTICA

min de leitura - #

Tradicional centro de eventos está a venda em Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Centro de Eventos de Arapongas (Expoara), um dos maiores espaços de eventos da região e tradicional palco da Movelpar, Feira Nacional de Móveis, Eletro e Decoração está a venda. Uma grande placa foi instalada em frente ao local, situado na Rua Guaratinga, às margens da BR 369.

De acordo com empresários da área na cidade, acionistas do Expoara, que é uma Sociedade Anônima (S/A), decidiram em assembleia vender ou alugar o espaço, já que não será mais utilizado para as feiras. Um representante da comissão de acionistas ouvido pela reportagem disse que não pode dar mais detalhes sobre o assunto, mas afirmou que uma nova assembleia será realizada em breve.
Em maio deste ano, a presidente do Expoara Rosana Belo, divulgou um comunicado ao mercado, informando que a tradicional feira Movelpar passaria a ser organizada em São Paulo. A data do evento já está marcada: será de 30 de agosto a 1º de setembro de 2023. A reportagem entrou com contato com ela por telefone, mas ela estava em uma reunião e não pôde atender.
Criada pelo Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas (Sima) há mais de 20 anos, a Movelpar passou a ser organizada pelo Expoara, que se tornou uma empresa. De acordo com o presidente do Sima José Lopes Aquino, a lacuna gerada pela pandemia teria impulsionado a decisão dos acionistas do Expoara.
“Por uma questão de não ter viabilidade econômica para a empresa, já que as feiras precisaram ser adiadas várias vezes pela pandemia e, em decisão recente, não serão mais realizadas aqui, os acionistas decidiram disponibilizar o imóvel para venda”, disse o presidente.
Na avaliação dele, a ida da feira para São Paulo deixa uma grande lacuna na economia da cidade, já que é um setor que tem força econômica e tradição. Por essa razão, o Sima já trabalha uma alternativa, a partir do ano que vem. 
“Estamos em reuniões preparatórias e em breve teremos mais detalhes sobre o evento”, revelou Aquino.