POLÍTICA

min de leitura - #

Vereador candidato a reeleição terá que provar que não é analfabeto

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Justiça Eleitoral de Arapongas determinou que o candidato a vereador de Arapongas, Adauto Fornazieri (PROS), prove que não é analfabeto. A sentença foi dada seguindo pedido do Ministério Público, que pediu a impugnação da candidatura por ausência de comprovação documental de escolaridade do candidato.

Adauto Fornazieri já ocupa uma vaga na Câmara dos Vereadores de Arapongas no terciero mandato. De acordo com o despacho do juiz eleitoral Luciano Souza Gomes, Fornazieri não apresentou comprovante de escolaridade, mas apenas uma certidão indicando ter sido reprovado na 1ª série do Ensino Fundamental.
Segundo o texto do juiz, “há sérias dúvidas quanto à alfabetização do pretenso candidato” e que o fato dele já ocupar cargo no Legislativo local não o desobriga de provar que é alfabetizado.
O candidato afirmou que ainda não foi informado da decisão. “Assim que a decisão chegar até mim, vou me reunir com o departamento jurídico para decidir como agir. É estranho porque já fui eleito três vezes e nunca tive esse problema”, afirmou. (RENAN VALLIM)