BLOGS E COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto destaca consórcio em Porto Alegre

Da Redação

| Edição de 01 de março de 2024 | Atualizado em 01 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Beto Preto destaca consórcio em Porto Alegre

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário de Estado da Saúde (Sesa), Beto Preto, apresentou nesta sexta-feira as experiências do processo de compra de medicamentos pelo Consórcio Paraná Saúde durante o 10° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste, realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O consórcio foi constituído em 1999 e reúne 398 municípios do Estado, com exceção de Curitiba, e adquire, em conjunto, medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica para distribuição aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Compra conjunta reduz custo dos insumos. “Cada vez mais se torna necessário pensar grande no que se refere à compra de medicamentos”, disse Beto Preto, que retornou de Porto Alegre no final da tarde e ainda participou das comemorações dos 88 anos da Santa Casa de Londrina e da inauguração de suas ampliações.

Representando Ratinho Jr. 

O superintendente da Secretaria Estadual de Cidades, Ricardo Maia, representou o governador Ratinho Junior (PSD) na reunião da Amuvi realizada nesta sexta-feira em Faxinal. Aliás, ele foi a única autoridade do governo do Estado presente no encontro, além de diretores de órgãos regionais do Estado. Segundo ele, o governo de Ratinho Junior é um governo que está presente em todos os municípios. Por isso, ele esteve na reunião para ouvir as demandas de todos os prefeitos do Vale do Ivaí e, juntos, trabalhar pela região. Segundo ele, é determinação do governador apoiar todas as medidas que gerem desenvolvimento econômico e social.

Novas mensalidades

Durante reunião realizada nesta sexta-feira, em Faxinal, prefeitos aprovaram um reajuste de 31,56% nas mensalidades pagas pelas prefeituras à Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). A reajuste foi proposto pelo presidente da associação, prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), porque há cinco anos a contribuição não é reajustada, enquanto cresceram os gastos com manutenção de pessoal e de suas atividades. Pela proposta, municípios pequenos que estão no coeficiente 0.6 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que são a maioria, passam a recolher de R$ 1.300 para R$ 1.800 de mensalidade. Proposta foi aprovada por unanimidade.

Homenagens a padres

A Câmara de Apucarana realiza sessão solene neste sábado, às 20 horas, no Santuário São José. Na ocasião, serão entregues títulos de Cidadão Honorário de Apucarana aos padres josefinos Antônio Luiz de Oliveira e José Antônio Bertolin. Projetos de lei são de autoria dos vereadores Mário Felippe Rodrigues (PROS) e Marcos da Vila Reis (PSD). Antes da sessão, haverá missa especial às 18h30 celebrada pelo bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, com a participação de outros padres e lideranças religiosas do município. De acordo com os vereadores, Padre Antônio Luiz e Padre José Antônio merecem a honraria pelo trabalho missionário e social que realizam em Apucarana.

Gabinete arrombado

A Polícia Civil está investigando o arrombamento do gabinete do vereador Rodrigo Lievore Recife (União Brasil), na Câmara de Apucarana. A invasão ocorreu na madrugada de quinta-feira. O suspeito arrombou a janela lateral de acesso ao gabinete e furtou um boné, sucos e também revirou documentos no local. O boletim de ocorrência foi registrado como “furto simples”. A Polícia Civil já está com imagens que mostram o invasor no estacionamento da Câmara de Vereadores. O diretor da Câmara, Luiz Carlos Balan, explicou que o suspeito fugiu assim que disparou o alarme. Ele não entrou em nenhum outro gabinete.