CIDADES

min de leitura - #

Apucarana atinge 71% da meta de vacinação contra a gripe

Da redação

| Edição de 16 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a mobilização do Dia D da Vacinação contra Gripe, realizada no último sábado, o índice cobertura subiu para 71,78% do público alvo em Apucarana. Mais de três mil pessoas se vacinaram. Apesar do percentual médio estar perto da meta de atingir 90% do público alvo, em alguns grupos prioritários o índice ainda é considerado muito baixo. As menores coberturas estão entre as das crianças e gestantes, com taxas de 48,05% e 47,15%, respectivamente. A campanha de vacinação segue até 26 de maio.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana atinge 71% da meta de vacinação contra a gripe

“Faço um chamamento especial para este dois grupos prioritários. A vacina é importantíssima. Ela pode salvar vidas ao evitar a gripe e suas complicações. Pais, avós e responsáveis não deixem de vacinar suas crianças de até cinco anos incompletos”, comentou ontem o prefeito Beto Preto.
A baixa adesão da vacinação entre as crianças não é restrita a Apucarana. Balanço divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que pouco mais de dois milhões de doses foram aplicadas e representam cerca de 68% do público-alvo. No Paraná, as crianças ainda detém os menores índices de imunização, com apenas 49% do total.
Por outro lado, os idosos provaram que estão cada vez menos resistentes à vacina e são responsáveis pela maior cobertura vacinal no município com 83,56%. Já foram vacinados 12.724 pessoas a partir de 60 anos, sendo que a meta é 15.227.
“Mais uma vez é preciso chamar a atenção para a importância da vacinação como forma de prevenção da gripe e de muitas outras doenças. A equipe da Autarquia Municipal de Saúde está mobilizada para atender a população e chegarmos ao fim da campanha com 90% de cobertura vacinal, mas gostaria ainda mais, sensibilizando as pessoas do público alvo para que possamos alcançar os 100%", disse o prefeito Beto Preto.
A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: Influenza A (H1N1e H3N2) e influenza B. As doses estão disponíveis até 26 de maio, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas, em todas as UBSs com sala de vacina.
A Escola da Gestante também começou a disponibilizar, semana passada, vacina contra gripe para mulheres grávidas e puérperas que recebem atendimento no local. A medida foi adotada em resposta ao baixo índice de adesão deste grupo prioritário na campanha nacional de vacinação. A Escola da Gestante atende no momento cerca de 900 mulheres, com uma média de 60 atendimentos ao dia, de segunda a sexta-feira.