CIDADES

min de leitura - #

Apucarana implanta central de testagem de covid e reforça UBS

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aumento do número de casos confirmados de covid-19 – o boletim de ontem da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) trouxe 179 novos diagnósticos - , levou a prefeitura de Apucarana a anunciar a implantação de uma central de testagem e reforços nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As medidas visam desafogar a demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

O anúncio foi feito ontem em live com prefeito Junior da Femac e autoridades de saúde. Quatro UBS vão ganhar um médico a mais, que atenderão das 9h às 21h, sem a necessidade de agendamento voltados para atendimento de suspeitas de covid e síndromes respiratórias. Já a Central de Testagem vai funcionar na sede da AMS.
“Nós já esperávamos um aumento de casos por causa da movimentação de Natal e Ano Novo, presença da variante, mas os casos subiram muito. Agora vivemos uma outra realidade por causa da vacinação, com uma grande porcentagem de vacinados. Quatro UBS vão ganhar um médico a mais e eles vão atender somente os casos de doenças respiratórias, então será um médico a mais para atender essa alta demanda de síndromes respiratórias, atendendo em livre demanda, sem agendamento”, disse o prefeito destacando que o aumento da oferta também leva em consideração a demanda por atendimento da H3N2.
As UBS que vão ganhar o reforço são: Raul Castilho, do Núcleo João Paulo; Takaiti Myiadi do Núcleo Dom Romeu; Maria do Café, do Jardim Ponta Grossa e Antonio Sachelli, na região do Jardim Colonial. O atendimento especial já começa hoje. “Esse atendimento reforçado será por tempo indeterminado, enquanto esse aumento dos casos durar, enquanto foi necessário”, ressalta o prefeito. 
Outra ação anunciada é a criação de um Centro de Testagem, que vai funcionar no prédio da AMS, na área central da cidade. “Recebemos milhares de testes. Criamos como retaguarda, a central de testagem, uma grande central, que vai funcionar no laboratório da Autarquia Municipal de Saúde por enquanto, depois deve ir para outro local”, comenta. 
A orientação é não buscar por testes na autarquia e seguir o protocolo de atendimento implantado. “Se o médico pediu o teste na UBS, a própria UBS vai agendar o teste. O mesmo procedimento acontece na UPA, o médico pediu o teste, o administrativo da UPA vai agendar o teste”, detalha o secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega.