CIDADES

min de leitura - #

Apucarana plantou 25 mil árvores nos últimos 2 anos

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Seguindo as diretrizes do Plano Municipal de Arborização, Apucarana fez nos últimos dois anos o plantio de 24.950 árvores. As mudas de diversas espécies foram plantadas na área urbana, parques e áreas de preservação ambiental. O trabalho é desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pela produção das mudas, e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

O secretário municipal de Agricultura, José Luiz Porto, afirma que o Viveiro Municipal, localizado na região do Jardim Ponta Grossa, mantém de forma permanente a produção de mudas de dezenas de espécies para atender a demanda. “Nos últimos dois anos, foram distribuídas para arborização na área urbana 10.625 mudas das espécies cerejeira, hibisco, oiti, quaresmeira, entre outras. Essas mudas são específicas para serem plantadas em frente às casas, pois oferecem sombra e menos riscos de danificar as estruturas urbanas, como muros e calçadas”, observa, acrescentando que no viveiro municipal são mantidas sempre uma média de 25 mil mudas em fase de germinação ou já prontas para plantio.
Buscando contribuir com a arborização da cidade, cada apucaranense tem direito a receber gratuitamente duas mudas de árvores, apenas apresentando o CPF na sede da Secretaria da Agricultura, situada na Rua Lapa, próximo da Prefeitura. Já a retirada das mudas deve ser feita no próprio viveiro, que fica na Avenida Mato Grosso, no Jardim Ponta Grossa. “Para moradores da área rural também distribuímos mudas de araucária, palmeira real e açaí”, completa Porto.
Outra frente de plantio de árvores é na área ambiental, abrangendo áreas de preservação permanente, parques e recomposição de matas ciliares. “Somente nos últimos dois anos, foram plantadas 14.325 mudas de espécies nativas em unidades de conservação”, informa Sérgio Bobig, secretário municipal de Meio Ambiente.
De acordo com Bobig, neste período foram plantadas árvores nativas das espécies peroba, araucária, canafístula, paineira, gurucaia, capixingui, marfim, louro pardo, angico, timburi, gabiroba, pitanga, cereja, palmito jussara, ipê roxo e amarelo, pau-d´alho, ariticum, cedro, canela, canelão e canela imbuia.