CIDADES

min de leitura - #

Apucarana sedia encontro regional para discutir logística reversa

Da redação

| Edição de 23 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.



Os municípios paranaenses estão debatendo a gestão associada das políticas de destinação dos resíduos sólidos e a logística reversa. O principal fórum de discussões é o Grupo R-20, inicialmente formado pelos grandes geradores e que atualmente conta com a adesão de 206 municípios. Para 2017, o grupo decidiu promover reuniões regionalizadas e Apucarana sediou ontem o primeiro encontro da região do Vale do Ivaí, reunindo representantes de 16 municípios.
De acordo com Sérgio Bobig, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Apucarana e que coordenou a reunião, estiveram em pauta assuntos como a destinação de resíduos da construção civil, pneus, lâmpadas fluorescentes e caixas Tetra Pak (bastante usado em produtos como o leite). “O encontro visou debater a proposta de logística reversa e elencar as prioridades da região na gestão de resíduos”, explica Bobig.
Em Apucarana, o principal problema verificado é a questão das lâmpadas fluorescentes, registrando um passivo de cerca de 130 mil unidades. O material está depositado desde 2010 na Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap), onde aguarda a destinação correta. O caso foi parar na Justiça e uma ação civil pública tramita para responsabilizar produtores e importadores a respeito da destinação.
Apucarana integra a Região 4, na divisão feita para os encontros descentralizados, junto com outros 15 municípios.