CIDADES

min de leitura - #

Audiência pública dá início ao processo de revisão do Plano Diretor de Apucarana

Da Redação

| Edição de 12 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nos próximos nove meses, o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) irá promover a revisão geral do Plano Diretor de Desenvolvimento, conjunto de leis que determinam questões como zoneamento e uso do solo. A primeira audiência pública foi realizada na noite de ontem (11), e lotou o anfiteatro do Conselho Regional de Engenharia (CREA/Apucarana).

Participaram da audiência, além de um grande número de profissionais da área de engenharia e construção civil, representantes do Ministério Público, clubes de serviços, associações de moradores e entidades representativas.
“O envolvimento efetivo da população é de fundamental importância para que o plano possa, de fato, refletir a vontade da comunidade. Esta primeira audiência teve um caráter maior de orientação, com informações sobre o que é o plano diretor, qual o seu impacto no desenvolvimento de Apucarana”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.
Além da assessoria da equipe técnica do Idepplan e a audiência pública foi conduzida por engenheiros e arquitetos urbanistas da DRZ - Gestão de Cidades, empresa vencedora da licitação. E, durante o evento, técnicos informaram que atualmente encontra-se em vigor uma versão parcialmente atualizada do plano diretor de 2008, que passou por alguns ajustes no ano de 2015, e detalharam como será o processo de atualização do plano e como a população poderá participar. Ontem, a prefeitura colocou no ar, em seu endereço eletrônico (www.apucarana.pr.gov.br), um canal interativo, onde a população poderá acompanhar o processo e encaminhar sugestões.
Conforme lembrou o prefeito Junior da Femac, ao longo de 2014, a gestão do ex-prefeito Beto Preto, com a participação da população, realizou um trabalho de atualização das leis, que garantiram muitos avanços para Apucarana, com destaque no setor de construção civil e verticalização da cidade. “Outros setores, como o sistema viário, também tiveram ganhos importantes. Por isso reforçamos a convocação para que todos os segmentos organizados da sociedade participem efetivamente deste processo, pensando na cidade que desejamos para os próximos 10 anos”, comentou Júnior.

ATUALIZAÇÃO
Na audiência, técnicos do Idepplan lembraram que o Plano Diretor legisla sobre desenvolvimento, zoneamento e perímetro urbano, uso e ocupação do Solo, edificações e sistema viário, além do Código de Posturas. 
Durante as audiências públicas estão previstas quatro fases de trabalho. “O primeiro momento é de mobilização. Teremos ainda uma segunda fase de análise temática integrada, uma terceira onde serão abordadas as diretrizes e propostas para o novo plano e um quarto momento, no qual será tratado de legislação e planos de ações”, explica Carlos Mendes, superintendente do Idepplan
Até o mês de novembro serão realizadas diversas audiências públicas, inclusive nos distritos.