CIDADES

min de leitura - #

CMEI de Marumbi suspende aulas após surto de impetigo

Da Redação

| Edição de 09 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Villa de Carvalho, em Marumbi, suspendeu o atendimento ontem, após sete crianças e três funcionários serem infectados com impetigo, doença de pele altamente contagiosa. A medida foi tomada para evitar novas contaminações.

Segundo a secretária Municipal de Educação, Cristiani Brionis de Brito Gomes, existem ainda cerca de 30 casos suspeitos no CMEI, que no total atende 160 crianças, com idades entre 4 meses a 5 anos. Ela explica que, embora possa acometer pessoas de qualquer idade, o impetigo é mais comum em crianças entre dois e seis anos e por isso decidiu suspender as aulas para tomar as medidas necessárias.
“Cessamos o atendimento por motivos de segurança. Assim, já providenciamos a higienização profunda do CMEI e também para desenvolver ações de conscientização junto à comunidade”, afirma a secretária. 
De acordo com ela, as crianças e funcionários infectados  já estão recebendo o tratamento. Já os casos suspeitos foram orientados a procurar atendimento médico o quanto antes. Ainda conforme Cristiani, as secretarias de Assistência Social e de Saúde também foram acionadas para monitorar as famílias das crianças infectadas.
“É uma doença contagiosa que depende de questões nutricionais e de higiene para ser curada. Por isso, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e o Conselho Tutelar também estão ajudando a monitorar as famílias, para ver se estão tomando os cuidados necessários, no intuito de impedir a propagação da doença”, explica.
Na tarde de ontem, os pais participaram de uma reunião com a médica que atende na Clínica da Família para orientar e esclarecer dúvidas. Segundo a secretaria, as o atendimento será normal a partir desta terça-feira. (CINDY SANTOS)