CIDADES

min de leitura - #

Cocap firma parcerias e adquire novo caminhão para coleta seletiva

Renan Vallim

| Edição de 23 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Com pouco mais de dois meses, a nova gestão da Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap) aposta em parcerias para reformular e profissionalizar a administração da a cooperativa, que está sob intervenção judicial. Além de capacitar os cooperados, com apoio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e entidade está prestes a adquirir um novo caminhão através de convênio com o Governo do Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Cocap firma parcerias e adquire novo caminhão para coleta seletiva


Antônio Roberto Nogueira, novo gestor da Cocap, afirma que um dos principais desafios é fazer com que os cooperados entendam como funciona o cooperativismo. 
“Eles não tinham uma noção muito forte do que é o cooperativismo. Por isso, estamos fazendo um trabalho de base, aos poucos, dia após dia fazendo com que eles compreendam que todos ali dentro são iguais e responsáveis pela Cocap”, destaca. A cooperativa tem hoje cerca de 50 cooperados e é responsável pela coleta de lixo reciclável em toda área urbana do município.
Outra parte fundamental é o controle administrativo da cooperativa. “Anteriormente, não havia um controle do que saía ou entrava na cooperativa. Então, através de uma parceria com o campus de Apucarana da Unespar, criamos um projeto de gerenciamento da Cocap, para melhorarmos a administração e a contabilidade da cooperativa. Criar uma cooperativa é difícil, mas mantê-la funcionando é ainda mais difícil”, completa.
Nesta semana, o Governo Estadual liberou quase R$ 15 milhões para os municípios de médio e pequeno porte implantarem e aprimorarem a coleta seletiva. 
O recurso do Instituto das Águas do Paraná foi autorizado por despacho pelo governador Beto Richa para compra de caminhões de lixo, equipamentos de triagem e campanhas de educação ambiental através de convênio com os municípios. A Cocap é uma das beneficiadas.
“Com esse recurso, poderemos adquirir um caminhão para a cooperativa. Hoje, um dos caminhões é alugado todos os dias. Com esta nova verba, o aluguel deixará de ser necessário, eliminando uma despesa”, conta o gestor.

INTERVENÇÃO
A juíza Renata Bolzan Jauris, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Apucarana, determinou uma intervenção na Cocap no início do mês de maio. A decisão foi tomada após investigações do Ministério Público do Paraná (MP-PR) apontarem que os conselhos Administrativo e Fiscal da cooperativa existiam apenas no papel e não exerciam as funções determinadas no estatuto da entidade. O MP-PR apontou ainda que a gestão da entidade era feita irregularmente por Itamar Gomes de Oliveira, que foi afastado.