CIDADES

min de leitura - #

Concurso gera expectativa para reduzir deficit de policiais no Vale Ivaí

Da Redação

| Edição de 25 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com 26 municípios, sete comarcas e uma população estimada de 365.408 mil habitantes, a 17ª Subdivisão Policial (SDP), que abrange o Vale do Ivaí, tem 45 investigadores, o que não dá uma média de dois investigadores para cada município. Em relação aos delegados a defasagem não é menor. As comarcas de Apucarana, Marilândia do Sul, Faxinal, Jandaia do Sul, Ivaiporã, Grandes Rios e São João do Ivaí contam com apenas seis delegados, dois deles são responsáveis por atender demandas de duas comarcas. Segundo a polícia, a defasagem de profissionais é de 50%. 
A expectativa com o concurso Polícia Civil do Paraná, que após ser suspenso por causa da pandemia, será realizado no dia 21 de fevereiro de 2021, é suprir pelo menos parte da defasagem. O município sede da SDP, Apucarana, que atende também os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, concentra quase metade dos investigadores, são 22, além do delegado chefe Marcus Felipe da Rocha Rodrigues e a delegada da mulher Sandra Nepomuceno além de quatro escrivães.
O delegado chefe Marcus Felipe lembra que na década de 80, quando a população carcerária e os índices de crime eram menores, eram cinco delegados lotados apenas em Apucarana. “Sem dúvida o quadro é defasado de todas as formas, escrivães, investigadores e delegados. Dentro da 17ª SDP a defasagem passa dos 50%. Na década de 80, quando a população carcerária era menor, os índices de crimes eram menores, a quantidade de habitantes era menor, eram cinco delegados. Só por aí se vê a relevância de completar esse quadro”, destaca Marcus Felipe.
Na comarca de Faxinal, que integra as cidades de Borrazópolis e Cruzmaltina, o delegado titular, Ricardo Mendes, também é responsável pela comarca de Grandes Rios, que soma mais dois municípios: Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí. Nas duas comarcas são sete investigadores. “Em Grandes Rios são três investigadores. Sinceramente espero que sejam lotados aqui pelo menos uns cinco investigadores e ao menos um escrivão. Suprir não vai, mas com certeza pelo menos ameniza essa falta de pessoal”, comenta o delegado Ricardo Mendes.
Na comarca de Ivaiporã, que engloba também responsável por Jardim Alegre, Lidianópolis, Arapuã e Ariranha do Ivaí, o delegado Aldair da Silva Oliveira conta com apenas cinco investigadores e três escrivães, por enquanto, para suprir a demanda policial. “Escrivão tinha três, mas dois estão aposentando. A partir de dezembro terei apenas um. Detalhe, são 140 presos. A expectativa com o concurso é receber novos policiais e escrivães para reposição. Até um a mais que seja irá somar e ajudar, o ideal seria quatro escrivães e 12 investigadores”, ressalta.