CIDADES

min de leitura - #

Idosos morrem dias depois de perderem esposas para covid

DA REDAÇÃO

| Edição de 09 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais dois idosos morreram em Apucarana vítimas de complicações do coronavírus: Manoel dos Santos, 78 anos, e Benedito Furlaneto, 69 anos. Ambos estavam internados no Hospital da Providência de Apucarana e morreram no intervalo de algumas horas. Outra particularidade é que os dois faleceram alguns dias depois das esposas, vitimadas pela mesma doença. Ontem, foram confirmadas oficialmente 3 mortes no município. 

Manoel dos Santos era morador do Distrito do Pirapó e diácono da Paróquia Santo Antônio de Pádua. A morte dele foi divulgada em nota de pesar da Diocese de Apucarana, que vinha pedindo orações para seu restabelecimento. Integrando o grupo dos primeiros diáconos ordenados por Dom Domingos Gabriel Wisnievski na década de 90, Manoel tem um longo histórico de serviços prestados à Igreja. “Amigo e companheiro, simples, dedicado e muito querido por todos”, diz a nota. Ele morreu ontem, dois dias depois da esposa, Cacilda Teodoro dos Santos, 78 anos.
Amigos e familiares lamentaram a morte de Benedito Furlaneto. Sepultado ontem no Cemitério Cristo Rei, ele faleceu no final da noite de anteontem. A esposa, Marta Back, 76, morreu no último domingo (5). 
O boletim da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) confirmou ontem 3 óbitos por covid, incluindo o de um homem de 74 anos que morreu na última terça-feira no Hospital do Coração, em Londrina e outro idoso de 88 anos, falecido na mesma data no Hospital da Providência. O terceiro óbito é o de Benedito Furlaneto. Apucarana soma atualmente 216 óbitos desde o início da pandemia.

REGIÃO
Na região, foram registrados ontem mais seis óbitos. Em Grandes Rios foi confirmada a morte da pioneira e comerciante Valdelice Guerra Constalonga, de 64 anos. Ele é a 11ª vítima fatal da covid na cidade. 
A ex-primeira-dama de São João do Ivaí, Justina Maciel Moraes, de 76 anos, também morreu por complicações da Covid-19. Dona Justina era viúva do ex-prefeito, Sebastião Moraes. São João do Ivaí passa a contabilizar 12 mortes por complicações da Covid-19. 
Em Jandaia do Sul, foi registrada a 47ª morte ontem. O óbito é de um homem de 70 anos que faleceu no último dia 4 no Hospital da Providência de Apucarana.
Em Arapongas, foram três mortes ontem, elevando para 313 o total de óbitos desde o início da pandemia. Os pacientes são três  homens de 48, 69 e 71 anos.