CIDADES

min de leitura - #

Mortes no trânsito aumentam 23,5% em Apucarana e Arapongas no ano passado

Da redação

| Edição de 17 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O trânsito de Apucarana e Arapongas foi mais violento em 2018, no comparativo com o ano anterior. Mesmo com o número de acidentes registrando queda de 1%, as mortes no nos perímetros urbanos das duas cidades aumentaram 23,5% no ano passado. Somando os municípios, foram 21 vítimas fatais no ano em questão, contra 17 em 2017.
Os números não incluem os acidentes em rodovias. No total, foram registrados 1.817 acidentes nas ruas e avenidas de Apucarana e Arapongas em 2018. O número é 1% menor do que os 1.834 acidentes registrados no ano anterior. Foram 1.021 pessoas feridas em acidentes ocorridos no ano passado, alta de 10% ante os 929 de 2017. Já os atropelamentos caíram 9%, passando de 78 para 71.
Em Arapongas, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e a Polícia Militar (PM) divulgaram os dados nesta semana. De acordo com os números, em 2018 foram registrados 997 acidentes, queda de 1,3% em relação aos 1.010 acidentes do ano anterior. Foram 12 com mortes no ano passado, contra 10 em 2017, alta de 20%. O número de feridos passou de 520 para 578, aumento de 11,1%.
De acordo com o secretário de Segurança Paulo Sérgio Argati, o município manteve a média de ocorrências de trânsito dos últimos dois anos, mas o número de óbitos preocupa. “Precisamos reduzir estes índices. Para isso, vamos, entre outras coisas, reforçar ainda mais os trabalhos já desenvolvidos através das campanhas de educação de trânsito”.
Entre as principais medidas está o Plano Municipal de Segurança Pública, que planeja e executa ações conjuntas entre as Forças de Segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança. Outro foco importante é a atuação na Escolinha de Trânsito com alunos da rede municipal.
“Nosso plano municipal de segurança tem tido resultados importantes, tanto no trânsito quanto no combate à criminalidade. No próximo mês, lançaremos o plano de 2019, além das atividades de orientação pelas ruas que contarão com a apoio do Detran-PR”, reforçou o secretário.
Em Apucarana, foram 824 acidentes em 2017, quatro a mais do que no ano seguinte. Já as mortes passaram de sete para nove, alta de 28,5%. Foram 443 feridos em 2018 contra 409 em 2017, aumento de 8,3%.
O superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, também se mostra preocupado. “O número de motoristas cresce a cada dia e, consequentemente, as ruas vão ficando mais cheias, aumentando os riscos. É preciso que todos se conscientizem no trânsito”, diz.
Recentemente, a prefeitura tem tomado ações para aumentar a segurança nas vias e reduzir o número de acidentes. “Foram contratados profissionais para atuar na engenharia de tráfego e no levantamento de estatísticas. Com base no trabalho desses dois setores, poderemos fazer mudanças no sentido de tornar o trânsito mais seguro”, diz.