CIDADES

min de leitura - #

Número de empresas abertas cresce 35%

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná contabilizou a abertura de 4.607 empresas em fevereiro, um aumento de 35,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram formalizados 3.403 novos negócios no Estado. Estatísticas da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) indicam a constituição de 7.910 empresas no acumulado do primeiro bimestre, o que representa um acréscimo de 25,8% ante as 6.284 criadas nos dois primeiros meses de 2018.

Segundo o presidente da Junta, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, os dados apontam a continuidade da trajetória de expansão, já que em janeiro foram abertas 3,3 mil empresas no Estado, um crescimento de 14,6% em comparação a janeiro do ano passado. Na avaliação dele, este desempenho positivo reflete a confiança do empresariado na retomada da economia paranaense em ritmo mais forte que o nacional, respaldada por um ambiente de segurança jurídica.
“Os empresários do Paraná viram que nosso governo está comprometido com a sociedade, demonstrando ser sério, responsável, transparente e profissional. Isso incentiva aqueles que querem abrir seus novos negócios no Estado”, afirma Mello.
O levantamento da Jucepar abrange empresas de todas as naturezas jurídicas, com exceção dos microempreendedores individuais (MEIs), cujo processo de formalização é iniciado pelo Portal do Empreendedor.
O desempenho positivo em fevereiro foi impulsionado pelos segmentos de comércio, serviços e construção civil. Segundo Mello, a expectativa é fechar o ano com resultado superior às 43,2 mil novas empresas criadas em 2018. 
(AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)